07 Dez. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Termas de Nisa abrem época termal amanhã, 23 de abril!

Termas de Nisa abrem época termal amanhã, 23 de abril! https://termasdenisa.cm-nisa.pt/
Regional Escrito por  22 Abr. 2022

As termas de Nisa iniciam a época termal amanhã, sáabdo, 23 de abril.
 
A água sulfurosa das Termas de Nisa volta a estar disponível para todos quantos queiram usufruir de tratamentos termais, no Complexo Termal da Fadagosa que, além dos tratamentos, tem também ao dispor diversos serviços de aromaterapia.
 

A nascente da Fadagosa situa-se a 11 Km da vila de Nisa. É muito antigo o recurso das gentes de Nisa (e da região) às águas desta nascente para banhos medicinais.

Remonta a 1792 um registo documental dando conta da construção de uns casebres para comodidade dos banhistas. A partir desta data assinalam-se os seguintes factos com significado histórico em relação á utilização como recurso termal das referidas águas.

Em termos de classificação usual na hidrologia portuguesa, a água da Fadagosa de Nisa pertence ao grupo de águas minerais sulfúreas alcalinas.

Água em que o elemento enxofre está no estado – II, e que tem o PH alcalino.

São águas também caracterizadas pela reação alcalina, bicarbonada, sódica, fluoretada e sulfidratada.

"Água sulfurosa - Hidrogeologia - Água que contém enxofre no estado de sulfureto, de sulfureto de hidrogénio (H2S). Em geral, apresenta uma fraca mineralização, sendo a sua temperatura extremamente variável. Utiliza-se principalmente em banhos. O seu efeito fundamenta-se na reabsorção dos compostos de enxofre através da pele ou sob forma de inalação ou ingestão. Nas artropatias há normalmente uma perda de enxofre ao nível das cartilagens, articulares e da sinovial, tenta-se assim fornecer enxofre ao organismo através da absorção dos seus compostos pela pele favorecendo desta forma a regeneração da cartilagem. Nas dermatoses utiliza-se este tipo de água aproveitando as propriedades queratológicas e antiparasitárias do enxofre. São portanto indicações para tratamento com água sulfurosa, artrites crónicas, espondiloses, espondilartroses, acne, eczemas crónicos, psoríase, dermatoses diabéticas, piodermites, síndromes varicosas. É ainda aconselhada para doenças do foro respiratório como sejam sinusites, rinites, bronquites crónicas e diversos problemas alérgicos."

Informação e foto - https://termasdenisa.cm-nisa.pt/

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31