13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidades de Évora e de Macau estabelecem parceria em projetos de património e tradução

As Universidades de Évora (UÉ) da cidade e de Macau estabeleceram parcerias nas áreas do património cultural e da informática, aplicada à saúde e centrada na tradução automática entre a língua chinesa e língua portuguesa.

Os dois memorandos de entendimento foram assinados na passada terça-feira, esta terça-feira, 9 de abril, e implicam a “criação de uma cátedra no valor de cerca de 50 mil euros” na área do património cultural e a criação de um sistema de “tradução por computador” de chinês-português e vice-versa na área informática.

Segundo a academia alentejana, a cátedra relacionada com o património cultural vai permitir “financiar estudos sobre a herança cultural” entre Portugal e Macau, em sinergia com o Laboratório Hercules da UÉ, tendo já sido feito o inventário dos equipamentos a instalar na Universidade da Cidade de Macau para iniciarem os trabalhos neste laboratório.

Através do memorando assinado na área da informática as duas academias estão a começar na componente do ‘machine learning’ que permitirá a tradução automática.

Populares