Reguengos de Monsaraz

Water World Forum For Life- De Reguengos para o mundo, a 1ª edição foi um sucesso!

Regional 20 Jun. 2021

A região de Reguengos de Monsaraz ficará para sempre associada a um evento de escala mundial que teve a sua primeira edição em Portugal.

O WATER World Forum for Life, foi um evento único realizado em território europeu, associando-se à iniciativa da ONU Década Internacional para a Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028 e marcando o início de um ciclo de eventos que se pretende que corra todos os continentes.
 
O balanço é agora eito na página oficial do evento que refere durante 2 dias, o WATER World Forum for Life promoveu, na região de Reguengos de Monsaraz, um palco mundial de discussão e intervenção ativa acessível a todos – através da sua emissão contínua de streaming – onde se debateu as questões da sustentabilidade ambiental e as ameaças do século XXI, dando voz a alguns dos maiores entendidos na matéria a nível mundial.

Durante dois dias estiveram presentes – em formato físico ou via streaming - mais de 100 oradores divididos em dois palcos e assistiram ao evento presencialmente, ao longo dos quatro dias, cerca de 4500 pessoas, cumprindo com a capacidade máxima estipulada no protocolo de restrição COVID aprovado pela DGS.

Com uma flexibilidade em termos de produção televisiva semelhante à de um canal de televisão tradicional, numa emissão contínua em streaming e através de uma campanha nas redes sociais transversal a todos os meios, foi possível chegar a mais de 50 países, dos quais se destacam o Brasil, Estados Unidos da América, Austrália, Alemanha e Inglaterra. Com picos de audiência de mais de 10 000 pessoas em simultâneo e uma permanência média nos dias de conferências superior a 30 minutos, comprovou-se o interesse e a relevância dos temas escolhidos e das individualidades convidadas para os debates.

A moderar e a apresentar os debates, estiveram nomes conhecidos do grande público da área do entretenimento e da informação, como Catarina Furtado e Filomena Cautela, ou os jornalistas Cristina Esteves, Victor Gonçalves e João Maia Abreu.

Nas redes sociais alcançou-se um reach acumulado de dois milhões e meio de pessoas, com impacto em mais de um milhão e meio, sendo que mais de 25.000 pessoas assistiram online através do Facebook.

Ao longo dos seus 4 dias de realização, o Water World Forum for Life, contou ainda com uma equipa de produção de mais de 120 pessoas, assim como cerca de 200 desportistas convidados oriundos de vários países, como Brasil, Holanda, Polónia e Inglaterra, entre outros. Para além da vertente desportiva, também esteve presente, a vertente cultural, através da realização do espetáculo noturno que contou com uma performance de mais de 60 artistas, bailarinos, músicos, operadores de drones e de muitos outros profissionais que apresentaram um evento ímpar.

Com mais de 200 quilómetros de margens do Lago Alqueva, Reguengos de Monsaraz era, desde logo, o cenário ideal para a realização de um evento desta natureza, assim como uma excelente oportunidade para o promover mundialmente enquanto destino de eleição, tendo sido possível partilhar com o mundo imagens da inquestionável beleza natural desta região.

Inserido na candidatura “Os Valores da Sustentabilidade” aprovada pelo Alentejo 2020 com um financiamento FEDER e com uma taxa de 85% de cofinanciamento comunitário, o WATER World Forum for Life, teve uma comparticipação nacional suportada pelo Município de Reguengos de Monsaraz de 112.492,50€.

O evento contribuiu diretamente para a economia local com um valor aproximado de duzentos mil euros, tendo sido contratados localmente pela empresa organizadora diversos serviços, nomeadamente, alojamento, alimentação, segurança, apoio náutico, limpeza, promotores e artistas.

De destacar ainda que a realização do WATER World Forum for Life na região, permitiu que o Centro Náutico de Monsaraz ficasse dotado de algumas melhorias, como a instalação de fibra ótica no local, renovação de todo o sistema de boias da praia. Foi ainda entregue ao município o mobiliário do IKEA usado no evento para posterior entrega a Instituições locais e ainda todas as estruturas concebidas para o evento, que serão posteriormente utilizadas em futuros eventos.

O balanço numérico da autarquia é muito positivo e está alinhado com a estratégia da região no que concerne às questões da eficiência, identidade territorial e da integração e cooperação entre regiões.
 
O WATER World Forum for Life marcou o início de um forte alerta para a urgência de ações imediatas no que se refere aos temas da sustentabilidade por parte da classe política, económica, bem como do público em geral.

A próxima edição realizar-se-á em 2023 e será no Brasil.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31