16 setembro, 2019
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Campo Maior

Alunos de Campo Maior apresentam projeto pioneiro na área da robótica (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 09 fevereiro, 2017

Campo Maior recebeu, a visita da Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado da Educação, na apresentação de um projecto considerado “quase pioneiro em Portugal” pelo Professor Francisco Clérigo.

O Professor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior explicou, à Rádio Campanário, o objetivo deste projeto de robótica, dizendo que “é um projecto que o Agrupamento abraçou com Câmara Municipal, em que se pretende que os meninos de 6, 7, 8 anos e alguns de Pré-escolar, comecei, desde já, a fazer atividades que promovam raciocinio matemático e computação. Para que, quando forme grandes, percebam a informática, as tecnologias e perceber todo o mundo de uma outra maneira e consigam mesmo intervir, fazendo programas.“

Como será impletmentado, foi a questão seguinte, a que Francisco Clérigo explicou que no “1° e 2° ano, e algumas turmas de pré-escolar, há atividades de 1h por semana na parte da robótica. Em que os professores programam a atividade com os kits de robótica, fazendo percursos co robots, e tudo isso envolve raciocinio matemático e pensamento computacional. O 3° e 4° é programação em scratch, onde podem fazer jogos, trabalharem o estudo do meio ou o português com essa computação. Os 2°ciclos também, sempre subindo até ao 12° ano, já em clubes.”

No que diz respeito á parceria da Câmara Municipal de Campo Maior, o professor frisa que “é a parte facilitadora de todos os recursos e estamos a pensar em fazer um laboratório de computação e robótica”.

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, salientou que este projeto “é uma manifestação de interesse e de valorização do que são estes espaços de aprendizagem e de conhecimento. E depois este espaço do conhecimento e de formação, é um espaço alargado, que começa desde o básico e vai levar as nossas crianças até ao superior. A representante do Governo afirma também que “é preciso sensibilizar toda a comunidade para o conhecimento, a formação de base para a preparação dos nossos jovens. Consciencializá-los que essa formação tem que continuar ao longo da vida, sobretudo que precisam de bases sólidas para o ensino superior. E o ensino superior tem que estar num diálogo muito estreito e dinâmico com o ensino básico, secundário e profissional.”

O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, falou “do trabalho conjunto” com a direção do Agrupamento de Escolas, dizendo que “estamos numa escola pública que claramente compete com aquilo que há de melhor nas escolas privadas. É um exemplo de que quando o setor público se empenha, em termos da educação ou qualquer outro tema, consegue superar as dificuldades que estão inerentes à governação pública.”

Ricardo Pinheiro acresce ainda que “o Centro Escolar de Campo Maior inovou no Ensino da Programação e da Robótica a crianças a partir dos 3 anos de idade.” Salientando que “é importante centrarmo-nos na educação e poder dar formação às nossas crianças na escola pública, para que estejam preparadas para aquilo que a industria, a economia e o desenvolvimento social vai trazer no futuro. Claramente que as novas tecnologias vão estar associadas ao desenvolvimento económico da nossa região, do país e do mundo. É necessário que as crianças do Alentejo estejam preparadas para o mundo em que vivemos.”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30