Elvas

Elvas: No 140º aniversário do Comando da PSP de Portalegre, comandante destaca “proximidade” da força com a população (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 15 junho, 2018

Decorreu esta sexta-feira, dia 15 de junho, em Elvas, a Sessão Solene atinente às Comemorações do 140º Aniversário do Comando Distrital de Portalegre, durante a qual foram entregues condecorações e recompensas a agentes que se destacaram no exercício das suas funções, e entregues os prémios no âmbito do concurso “Polícia por um Dia”.

Em declarações à RC, superintendente-chefe Magina da Silva, diretor nacional em substituição da PSP (Polícia de Segurança Pública), aponta que “as polícias nunca têm os meios todos que querem”.

Estendendo-se isto a recursos humanos ou materiais, afirma que a PSP “é uma polícia integral” que dispõe a nível nacional de meios que “são usados sempre que necessário em reforço de qualquer comando distrital”, seja de Portalegre ou Lisboa, aponta.

Relativamente a eventuais problemas acrescidos pela proximidade com a fronteira, declara não considerar que Portalegre seja “especialmente prejudicado”.

Embora a abolição de fronteiras na União Europeia tenha trazido “desafios […] as polícias já se adaptaram”, contando as forças portuguesas com “um excelente relacionamento” com as forças policiais espanholas.

À RC, Joaquim Simão, comandante distrital de Portalegre da PSP, destaca a “proximidade em relação às pessoas” que possibilita uma sensibilização desta para riscos, assim como o desenvolvimento de uma “relação de confiança”.

Quanto ao funcionamento do efetivo distribuído no distrito entre duas cidades, Elvas e Portalegre, avança que tem sido feito “um esforço no sentido de reestruturas, de criar equipas […] polivalentes”, para garantir a existência em ambas as cidades de um “efetivo autónomo e que possa responder em qualquer momento”.

As comemorações tiveram início, dia 14 de junho, com um concerto da Banda Sinfónica da PSP, no Cineteatro de Elvas.

No dia seguinte, para além da sessão solene, procedeu-se ao Hastear da Bandeira Nacional na Divisão Policial de Elvas; e à inauguração da exposição estática de meios da PSP, reportando aos 150 anos da força de segurança, que estará presente na Praça da República de Elvas, até ao dia 16 de junho, sábado.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31