Vila Vicosa

Empresas de Vila Viçosa têm ajudado a requalificar o património religioso, diz pres. da Confraria da St. Trindade na apresentação de livro (c/som e fotos)

Reportagens 14 Out. 2019

A obra “Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa, uma vida terrena no caminho de Deus” foi apresentada este domingo (13 de outubro), em Vila Viçosa.

A RC esteve presente e falou com o Padre Luís Filipe Fernandes, presidente da Confraria, que explica o conteúdo deste livro que responde “ao desafio que o Papa Francisco nos faz de conhecermos a nossa história”, e “não ficarmos agarrados ao passado”, afirma.

«Olhar o passado com gratidão para viver o presente com paixão», são as palavras do Santíssimo Padre que a Confraria segue nesta obra que incide sobre a sua história, visando clarificar “sobre qual é a missão que a Confraria tem neste momento dentro da Igreja, sobretudo a da Santíssima Trindade dentro da Igreja em Vila Viçosa”.

“A Confraria tem feito várias obras, às vezes são pequenas, que passam despercebidas”
Padre Luís Filipe

Esta confraria secular “esteve adormecida durante muitas décadas”, aponta, tendo sido recentemente “restaurada em Vila Viçosa”. “A primeira missão da Confraria é prestar o culto à Santíssima Trindade”, explica, decorrendo daí um conjunto e atividades definidas pelos confrades, organização das festividades Pascais e preparação dos cristãos para as mesmas.

A Confraria tem trabalhado também na recuperação do património religioso, tendo feito “várias obras, às vezes pequenas que passam despercebidas”, como na Capela de São Tiago, Capela de São Luís, várias obras do Museu de Arte Sacra de Santa Cruz, assim como algumas imagens na Igreja de São Bartolomeu.

Questionado sobre os fundos para as intervenções, aponta que “a maior parte das verbas vem das pequenas e médias empresas de Vila Viçosa”. “Temos tido portas abertas e muitos e bons apoios por parte das empresas de Vila Viçosa”, no âmbito do caderno com o programa da Páscoa, declara. Contam também com o apoio do Município de Vila Viçosa, através de protocolos, e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30