Evora

O desporto é parte importante da vida académica, e a Assoc. da UÉ tem tido excelentes resultados, diz reitora na X Gala do Desporto (c/som e fotos)

Reportagens 26 Set. 2019

Decorreu esta quarta-feira (25 de setembro) a X Gala do Desporto da Universidade de Évora (UÉ), em que foram premiados dezenas de atletas em diversas modalidades.

A RC esteve presente e falou Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, que afirma que “as associações académicas normalmente estão associadas a festas e fazem muito mais do que isso”.

O desporto surge como “uma parte importante da vida da academia e da associação académica” eborense, sendo que o apoio a esta tem sido muito forte nos últimos 10 anos, com reflexos nos resultados obtidos, aponta.

UÉ “tem conseguido resultado muito bons, estando em provas nacionais e europeias”
Ana Costa Freitas

“Estamos em imensas modalidades desportivas, ganhamos muitos prémios” aponta a reitora, sendo que existe “uma dedicação e um apoio muito grandes por parte da associação, porque isto envolve custos que são partilhados”.

Ana Costa Freitas destaca ainda a importância da prática desportiva não só em termos de atividade física, como fator modificador do “relacionamento dos jovens com o mundo”.

Miguel Rasquinho, presidente do IPDJ (Instituto Português de Desporto e Juventude) Alentejo, afirma à RC que estes resultados são importantes para os alunos, mas também para a instituto.

Falando apenas dos 3 anos em que se encontra no cargo, aponta que tem sido desígnio do IPDJ “estar próximo das associações, dos clubes, dos jovens, dos desportistas”, conferindo-lhes apoios que lhes permitam obter melhores resultados, tendo havido um aumento no número de clubes apoiados e das verbas cedidas.

Estes apoios cedidos através de “vários programas desportivos” têm-se refletido nos resultados alcançados, por exemplo, pela “Associação Académica da Universidade de Évora nos diversos campeonatos”.

“A Universidade de Évora é já uma referência no desporto universitário nacional e até europeu”
Miguel Rasquinho

A UÉ tem conseguido “excelentes resultados”, alcançando “alguns lugares de destaque até em campeonatos da Europa”, salienta o dirigente.

No presente ano, “fizeram candidaturas aos nossos programas de desporto para todos e ao programa PRID (Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas) e foram contemplados também com uma verba para reabilitação do seu pavilhão desportivo”, tendo sido “o segundo maior apoio que demos em todo o Alentejo”.

Miguel Rasquinho destaca a importância para o IPDJ apoiar esta associação que “tem uma atividade desportiva grande e que faz aquilo que queremos, a massificação do desporto, que também procuramos fazer por todo o Alentejo”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30