Elvas

Feira de São Mateus em Elvas é “uma festa em crescimento, contrariamente ao que se podia imaginar”, diz Arcebispo de Évora (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 21 setembro, 2018

A Feira de São Mateus, em Elvas, foi inaugurada na passada quinta-feira (20 de setembro), com a tradicional Procissão dos Pendões entre a antiga Sé de Elvas e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A Campanário acompanhou e esteve à conversa com o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que se mostrou surpreendido com a “qualidade, proposta, riqueza do programa e, ao mesmo tempo, pelo número de participantes”.

Nesse sentido, o arcebispo considera que a romaria está entre “as grandes festas do nosso país”, particularmente por ter “uma potencialidade enorme de congregar as pessoas, maior do que se possa imaginar”. Através da manifestação religiosa ali realizada “vimos pessoas sem complexos ao lado umas das outras”, algo que permite perceber que “somos todos iguais, estamos todos juntos e divertimo-nos e partilhamos da mesma refeição”, disse o arcebispo.

“Não imaginava uma multidão tão grande, quase que me interrogava de onde veio esta gente toda”

 

Para D. Francisco Senra Coelho através da festa “somos todos desprovidos das defesas que temos uns contra os outros”, por isso a grande mensagem que transite perante os romeiros desta romaria é de “fraternidade”, ao mesmo tempo que deixa um convite a quem queira passar por Elvas, nestes dias, para “levar um banho de vida e otimismo”.

Recordando os tempos de pároco em Évora, o arcebispo relembra a sua passagem por esta romaria há mais de duas décadas, e ao regressar notou “uma grande dinamização da festa”, mostrando-se surpreendido com a adesão popular ao certame, D. Francisco Senra Coelho afirma sentir “uma festa em crescimento, contrariamente ao que se podia imaginar, uma vez que a população do interior do país está em envelhecimento e desertificação”, disse.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31