7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Memórias do Mármore, traz especialistas e investigadores a Vila Viçosa (c/som e fotos)

O Cine-Bolso do Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, no passado dia 26 de outubro, foi o espaço escolhido para “reviver memórias e saberes relacionados com a arte de bem talhar o mármore”, o mote para o encontro de especialistas, autarcas e todos os interessados na preservação desta atividade ligada ao Norte Alentejano e na Zona dos Mármores.

O Colóquio foi uma organização do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP), e decorreu entre as 9:15h e as 16h com a participação de vários convidados e investigadores.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com a oradora, Ana Cardoso de Matos, da Universidade de Évora, que salientou a importância de “conjugar espaços para a discussão das diversas áreas e não só investigadores, uma vez que é importante na paisagem dos mármores não esquecer a paisagem industrial e o impacto ambiental.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/colmarmorevv_congressista_28out.MP3{/play}

Carlos Filipe, um dos organizadores e membro da CECHAP, disse à Rádio Campanário, “estar a corresponder em pleno aos objetivos da organização e do projeto em que está inserido, o projeto no âmbito da história da Industria do Mármore”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/colmarmorevv_carlos%20filipe_28out.MP3{/play}

Presente também esteve o autarca de Sousel, Armando Varela, que explicou à Rádio Campanário, “não estarmos num tempo de construir coisas materiais, mas sim coisas imateriais e em conjunto, em rede nestes cinco concelhos que integram a Zona dos Mármores”, frisa ainda que “os concelhos podem ter no turismo uma alavanca para o crescimento económico que pode gerar o emprego necessário”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/colmarmorevv_armando%20varela_28out.MP3{/play}

Presentes estiveram ainda, Estela Cameirão, do gabinete de arquitetura da Aquidiocese de Évora e Amélia Dionísio, do Instituto Superior Técnico de Lisboa. A preservação das memórias, a criação de rotas turísticas e as novas formas de trabalhar o mármore foram os diversos temas analisados e discutidos. Na conclusão dos trabalhos o CECHAP organizou a visita a uma pedreira de mármore.

Populares