7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Montado, uma riqueza nacional”, diz Manuel Clemente, Pres. CM Portel (c/som e fotos)

A XIV edição da Feira do Montado vai animar Portel, entre até 1 de dezembro, Portel que se assume de corpo como a “Capital do Montado”. A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando mais de metade da área florestal do concelho. 

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, nasceu em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspetiva económica, ambiental, cultural e científica. A mostra do artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da atividade pecuária, a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro. 

A Rádio Campanário esteve presente na abertura oficial do evento, falou com o Presidente do Município, Manuel Clemente, que afirmou, a 14ª edição da Feira do Montado, vincar a identidade bem alentejana, “o montado para nós é tudo, é o nosso meio de subsistência, montado é um complexo agro-silvo-pastoris em que muitas atividades lhe está associado e principalmente no concelho de Portel e este certame tenta mostrar todos os produtos que derivam do montado, os enchidos, queijos, mel e a cortiça”.

O Edil frisa ainda que o certame engloba colóquios, debates, é um espaço de reflexão que trazem à discussão todos os aspetos que afirmam a valorização do montado, “o montado é uma riqueza nacional, e Portel sempre estará na linha da frente da sua defesa.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/feira_montado_portel_29nov.mp3{/play}

Colóquios, conferências, apresentações de projetos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização deste evento. 

A área cultural está também valorizada, através das diferentes iniciativas, animação teatro, atividades infantis, música popular e o cante tradicional alentejano, enchem as noites dedicadas a Portel, contando ainda com os concertos de Emanuel e Deolinda, assim serão marcados os dias e as noites da Feira do Montado, atraindo um público diversificado.

Populares