Imprimir esta página

Mourao

Mourão voltou a cumprir a tradição da Noite da Santa Cruz (c/som e fotos)

Reportagens 03 maio 2018

Na noite da passada quarta-feira, dia 2 de maio, a vila de Mourão voltou a cumprir a tradição da Noite da Santa Cruz, que antecede o Dia da Santa Cruz, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia.

Esta tradição consistia em decorar os cruzeiros de xisto e erguer santas cruzes dentro de casa, associada com o cumprimento de promessas, explica Maria Calara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, em declarações à RC.

Estas promessas eram feitas “muito na altura da Guerra Colonial”, em que as mães prometiam decorar os cruzeiros e erguer as cruzes “se os filhos viessem bem”.

O município “tem vindo a recuperar esta tradição”, decorando os cruzeiros distribuídos pela localidade, e erguendo uma santa cruz, este ano na Santa Casa da Misericórdia.

Apesar de no calendário litúrgico, a adoração da cruz ter sido alterada para setembro, a vila de Mourão continua a assinalar o 2 de maio visando tentar recuperar as tradições. A autarca lamenta, contudo, que seja “um grupo até pequeno de pessoas”, e apela à adesão da população.

No decorrer da iniciativa, entoando cânticos alusivos à efeméride, a população percorreu as principais ruas de Mourão, passando pelas cruzes existentes em vários pontos da vila, que se encontravam decoradas com flores naturais, e iluminadas por candeias de azeite.