13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Na Jornada sobre a “I Guerra Mundial” que teve lugar no RC3 de Estremoz Coronel Jorge Pedro explica que é essencial “reavivar as memórias, para que passem de geração em geração” (c/som e fotos)

No dia 19 de outubro realizou-se, em Estremoz, uma Jornada sobre a “I Guerra Mundial”.

Em outubro de 2018 o CIDADE, o Regimento de Cavalaria nº3, a Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha e o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, promoveram uma Jornada sobre a I Guerra Mundial associando-a ao centenário do Armistício e passado um ano resolveram juntar-se novamente, para assinalar o centenário do Tratado de Versailles (28 de junho de 1919).

A RC acompanhou esta jornada, que teve lugar no Regimento de Cavalaria nº3, e falou com o Coronel Jorge Pedro, Comandante do Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz.

O Coronel declarou que este tipo de jornada é essencial para “reavivar as memórias, para que passem de geração em geração, para que os eventos não sejam esquecidos”.

Ainda sobre a jornada explicou que “são testemunhos de netos e bisnetos de pessoas que estiveram envolvidas nesta guerra”.

Sobre a envolvência do RC3 de Estremoz com a população em geral o Coronel Jorge Pedro indicou que “o regimento tem sempre as portas abertas a toda a gente, não fechamos as portas a ninguém”.

Questionado sobre o estado atual  do Regimento de Cavalaria nº3 e sobre os desafios que se avizinham o Coronel comenta que “há pessoas que são do norte do País, fica a uma grande distância de Estremoz e que têm que despender de muitas verbas para ir a casa e muitas vezes têm que rescindir o seu contrato para estar perto da sua família”.

 

Esta iniciativa foi organizada pelo grupo Cidade-Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, Regimento de Cavalaria 3, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa e Núcleo da Liga dos Combatentes, com o apoio do município e do Centro Ciência Viva de Estremoz. {gallery}etz_rc3_exposicao_grande_guerra{/gallery}

Populares