21 Set. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Sousel

“O folclore é a amizade entre as pessoas”, diz presidente do Rancho de Casa Branca, no VI Encontro de Cantadores de Saias (c/som e fotos)

Reportagens 29 Jan. 2018

No passado sábado dia 27 de janeiro, decorreu em Casa Branca (Sousel), o VI Encontro de Cantadores de Saias, organizado pelo Rancho Folclórico de Casa Branca, «As Mondadeiras».

Com esta iniciativa, o grupo visa transmitir as tradições aos mais novos, e “dar a alegria aos antepassados de mostrar aquilo que cantavam no campo”, diz à RC, José Júlio Mouquinho, presidente do Rancho «As Mondadeiras».

Com atuação composta por um conjunto de recolhas, que visam “manter vivas as tradições”, o evento juntou às Mondadeiras, quatro grupos do Alto Alentejo, de onde estes cantares são mais típicos.

Apesar de os cinco pertencerem ao distrito de Portalegre, as atuações demonstram a diversidade que existe “entre as culturas de uma terra para a outra”.

Leonor Carapinha, vice-presidente do Rancho «As Mondadeiras», em declarações à RC, diz que “cantar saias é uma moda típica do Alentejo”, que o grupo quer preservar.

Juntando “amigos dos outros grupos da zona”, o evento demonstra o “que os antepassados criaram”.

Entre as várias iniciativas do rancho albidomense, surgem os ensaios abertos à população, que visam dar conhecimento aos jovens do que é feito, para que “adiram […] e possam continuar”.

Aponta que «As Mondadeiras» contam com um elevado número de elementos jovens, nomeadamente entre os 14 e 18, “alguns com 30 […] e, entretanto, já temos 2 ou 3 pares pequenininhos. O problema surge quando completam os 18 anos, idade em que “vão para a universidade e raramente voltam para a aldeia”.

Contudo, “estou convencida que, com algum esfoço, nós vamos continuando a mostrar aquilo que os nossos antepassados faziam”, conclui.

No evento participaram cinco ranchos folclóricos: “As Mondadeiras” da Casa Branca, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor, o Racho Folclórico de Fronteira, o Rancho Folclórico de Avis e o Rancho Folclórico “as Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Sousel, Junta de Freguesia de Casa Branca, Associação de Folcloristas do Alto Alentejo e Fundação INATEL.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30