Imprimir esta página

“Um Alentejo pintado por momentos de inspiração”, em exposição no concelho de Sousel (c/som e fotos)

Reportagens 24 Out. 2013

O Centro Cultural de Sousel recebeu, nesta quarta-feira, 23 de outubro, numa iniciativa organizada pelo município, a exposição dos trabalhos de Francisco Pestana em conjunto com os de Marina Santos, cujo percurso se cruzou quando o primeiro deu aulas de Desenho e Aguarelas ao segundo. Ambos naturais do Alentejo, os seus trabalhos refletem uma interpretação artística ancorada à nossa região.

A Rádio Campanário esteve presente na inauguração, pelas 17:30h, e falou com o Presidente da Câmara Municipal, Armando Varela, que considerou “ser uma exposição especial porque reconhece algumas imagens que acompanharam a sua infância, e um pouco de todos nós, o nosso Alentejo”

{play}http://radiocampanario.com/sons/varela%20arranjado_24out.mp3{/play}

Francisco Pestana, um artista que se iniciou a expor na capital, Lisboa, e um pouco por todo o país, leva “pedaços do Alentejo”, muito trabalho na base de aguarela, realçando um trabalho de “reconstrução das saias do Alentejo, figurativo abstrato”, o artista diz ainda, “que as peças pintadas são a inspiração do seu estado de espirito”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/artista%20Fernando%20arranjado_24out.mp3{/play}

Mariana Santos, salienta à rádio campanário, que esta exposição é “muito sentimental e tem uma grande importância”, uma alma alentejana que mostrou a sua sensibilidade quando as palavras lhe tremiam de emoção.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Senhora%20chorona_24out.mp3{/play}

A cultura pode ser considerada um lugar de simplicidade que aproxima pessoas, e a prova disso mesmo é o Presidente, Armando Varela a recitar poesia sobre pintura.

{play}http://radiocampanario.com/sons/poema%20varela%20arranjado_24out.mp3{/play}