7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vendinha: Centro de Dia com “crescimento na ordem dos 3540 por cento” no último ano, declara Tiago Abalroado na Festa de Natal da instituição (c/som e fotos)

A Unitate – Associação de Desenvolvimento da Economia Social, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) promoveu na passada quinta-feira, 14 de Dezembro, a Festa de Natal do Centro de Dia da Vendinha.

À RC, Tiago Abalroado, presidente da Unitate, declara que a instituição “tem procurado estimular o envolvimento da comunidade da Vendinha” e conta “iniciar muito brevemente as obras para a instalação de quartos para 10 camas”, algo que considera “muito bom para a vida da instituição” nesta localidade.

Questionado sobre o crescimento da instituição, o responsável refere um “crescimento na ordem dos 35 ou 40 por cento”, sustentando que a resposta centro de convívio foi “reforçada”, o que faz com que os utentes, ao criarem proximidade, “contratualizem serviços de apoio domiciliário e centro de dia”.

Com o crescimento da Unitate foram criados 2 novos postos de trabalho, indicou Tiago Albalroado, nomeadamente para os cargos de diretora técnica e de ajudante de serviços gerais.

Questionado sobre o financiamento da instituição, o presidente indica “a comparticipação dos utentes e a dimensão da comparticipação da Segurança Social”, referindo que, de momento, estão “em fase de transferência do acordo de cooperação” devido à extinção da anterior entidade.

Sobre o Lar de Idosos, Tiago Abalroado adianta que foi feita “uma candidatura ao Programa de Acordos de Cooperação”, que a ser aprovado, “permite o financiamento de pelo menos 6 vagas, das 10 que vamos instalar”.

“Por força da dependência dos idosos”, houve uma diminuição de utentes com o passar do tempo, pois, segundo o presidente “precisavam da resposta Lar de Idosos e a Vendinha não tinha”, tendo ido para outras estruturas residenciais.

Logo que haja a possibilidade de abrir inscrições para o Lar de Idoso, é esperado um aumento na procura, sustenta Tiago Abalroado, e com a competência de Lar de Idoso evita “a tendência a deprimir”, por estarem fora do seu meio.

Em declarações à RC, Inácia Ribeiro, utente da instituição, refere que os serviços prestados pela instituição ajudam “a não estar só e para não viver isolada conforme vivia”.

Inácia Ribeiro acrescenta que se sente “bem”, e indica que está sempre desejosa deste dia.

{gallery}vendinha_festa_natal_unitate_17{/gallery}

Populares