Terena

X Passeio Solidário Seixal-Terena angariou mais de 5 toneladas de bens e juntou cerca de 700 ciclistas. A RC deixa-lhe as fotos da chegada ao Santuário (c/som)

Publicado em Reportagens 27 abril, 2019

Este sábado, dia 27 de abril, as centenas de ciclistas do Passeio Solidário Seixal-Terena chegaram pela 10ª vez à vila do concelho de Alandroal, completando assim quase 200kms em asfalto, por estradas nacionais e municipais. Promovida pela dupla musical Anjos, Nelson e Sérgio Rosado, a iniciativa ocorre por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, Terena.

Em declarações à RC, Nelson Rosado afirma que “ultrapassou todas as expetativas”, com “mais de 700 ciclistas” a participar, e mais de “5 toneladas de bens” recolhidos.

X Passeio Seixal-Terena “ultrapassou todas as expetativas”
Nelson Rosado

 

Considerando toda a dimensão que o passeio ganhou e a logística inerente, assim como a falta de “tempo útil” da dupla musical para o organizar devido à sua carreira, avança que a partir da presente edição, o passeio realizar-se-á de 2 em 2 anos, decorrendo assim o 11º passeio em 2021.

Nelson Rosado afirma que “isto é uma romaria”, por uma causa solidária, que leva várias pessoas a emocionar-se no seu decorrer, principalmente na reta final, entre o cruzeiro e o Santuário da Nossa Senhora da Boa Nova, incluindo pessoas da organização.

Aponta ainda a participação de senhoras que se vão juntando ao percurso, com destaque para uma que fez o passeio completo.

Na passada edição, os promotores tinham avançado a esta estação emissora a intenção de que o Passeio Solidário Seixal-Terena entrasse para os Recordes do Guiness. Quando questionado, Nelson Rosado explica que “na primeira abordagem” receberam “um orçamento de 15 mil euros”, o que considerou “indecente”.

Sabendo como dado adquirido de que é “o maior evento do género do mundo”, defende que prefere “agarrar” nesse valor, “comprar bens e produtos e oferecer às instituições”, declarando que “só faz sentido um evento solidário ser reconhecido se não tivermos que pagar para tal”.

Sérgio Rosado explica que, não integrando o pelotão como o Nelson, mas direcionando-se para a logística, sente a ligação que o território tem com o passeio, que “ano após ano tem vindo a crescer”.

“Nós unimo-nos a uma causa fantástica”
Sérgio Rosado

 

Unindo a vertente de desporto e solidariedade, o evento tem vindo a ajudar mais e mais instituições.

Destaca ainda que o facto de terem sido recentemente distinguidos como Embaixadores do Alentejo, lhes confere um sentimento de “responsabilidade em promover a região” e ajudar na resolução dos seus problemas internos, neste caso apoiando crianças e idosos.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma à RC que este passeio “é uma ideia muito forte, porque tem uma componente solidária que tem ajudado muita gente ao longo destes 10 anos”.

Apoiada desde o primeiro momento pelo município, integra a sua matriz, uma vez que também os eventos promovidos pela autarquia “têm a componente solidária” associada.

Passeio “tem contribuído para projetar o nome de Terena e do concelho de Alandroal”
João Grilo

O autarca destaca “o percurso que o evento fez e como se foi consolidando” ao longo desta década, crescendo “de tal maneira, que é já muito difícil organizar […] todos os anos, e vai a passar a realizar-se de 2 em 2 anos”.

No concelho de Alandroal foram apoiados o Centro Social e Paroquial do Alandroal – Cueiro e APIT – Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena.

Na iniciativa, é pedido aos participantes que entreguem donativos de bens alimentares, roupa, material escolar, que são entregues a sete instituições, sendo que na presente edição foi acrescentada às habituais 6, uma instituição de Redondo.

Eta edição contou ainda com a participação das equipas profissionais da W52-FCP (vencedora das últimas cinco edições da Volta a Portugal, também da última edição da Volta ao Alentejo e recentemente promovidos à categoria UCI Profissional Continental) e também das equipas profissionais da EFAPEL e LA ALUMÍNIOS, entre várias figuras como o ator Alexandre Silva e os ex-ciclistas profissionais Rui Sousa, Cândido Barbosa e Bruno Pires.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31