25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Um concelho, três forais”: 500 anos do Foral Manuelino de Juromenha comemorados este sábado (c/som e fotos)

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino que este ano decorre na vila de Juromenha realizou-se no passado sábado, dia 24, um conjunto de actividades para promover o património. O programa contou com um passeio pedestre e uma visita guiada por Juromenha, seguindo-se a apresentação do Foral Manuelino de Juromenha e de uma arruada pela Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal.

Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, diz que “somos dos únicos concelhos a ter três castelos e forais manuelinos. São três boas razões para comemorar”, a actual autarca do Alandroal salienta que foi a 22 de Janeiro que se registou os 500 anos da existência do foral de Juromenha dizendo ainda que “os forais são registos que regulavam e ditavam as regras dos concelhos. Conseguimos perceber quais eram regras em termos tributários, o que se podia fazer, o que podia entrar no concelho. Ficámos assim a perceber aquilo que se poderia fazer nesta zona de uma maneira geral”.

Aquilo que distingue o foral de Juromenha do foral de Terena e Alandroal é as suas propriedades agrícolas, Mariana Chilra salienta a importância do “rio, dos moinhos, das ribeiras que foram uma fonte de riqueza de peixe para estas pessoas”.

As comemorações dos forais manuelinos vão estender-se até 2016 onde o teatro, a música, as exposições e os colóquios vão marcar presença. “Temos uma comissão que está nomeada (representantes dos três concelhos) para definirem o que deve ser feito nestas comemorações. Vamos ter uma edição dos forais num único livro, iremos fazer exposições dos forais, colóquios e tudo aquilo que podermos associar a estas comemorações como recriações teatrais e grupos musicais”, conclui a presidente da Câmara do Alandroal.

De recordar que as celebrações, que tiveram começo em 2012, vão prolongar-se até 2016 com o mote “um concelho, três forais” englobando os forais de Terena, Alandroal e Juromenha.

Populares