21.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Um concerto de grande nível, é uma pena eventos desta natureza serem pouco aproveitados pelas pessoas”, diz António Anselmo sobre o concerto com o Coro Lopes-Graça em Borba (c/som e fotos)

O Cine-Teatro de Borba recebeu na tarde de sábado, 7 de junho, o concerto com o Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música.

Fundado em 1945 por Fernando Lopes-Graça, o Coro esteve inicialmente ligado ao Movimento de Unidade Democrática, tendo efectuado a sua estreia com algumas das “Heróicas” no Teatro Taborda, aquando da apresentação do MUD à população de Lisboa.

Este coro foi, em 1950, incorporado na Academia de Amadores de Música e para ele o compositor escreveu um repertório de centenas de harmonizações de canções regionais de tradição rural. Em 1952 adoptou o nome de Coro da Academia de Amadores de Música.

O Coro foi dirigido pelo seu fundador até 1988, passando nessa altura a contar, como titular, com a direcção de José Robert, desde 1974 maestro-adjunto de Fernando Lopes-Graça.

À reportagem da Rádio Campanário o maestro José Robert falou sobre o percurso da formação musical, referindo, “o coro sempre teve um papel muito importante, pela verdade que transmitia, e teve sempre como meta divulgar a nossa cultura, a língua portuguesa através da sua multifacetada história musical de tradição rural, que faz parte da nossa história”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/maestro%20coro%20arranjado9junho14.mp3{/play}

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, entidade que promoveu a iniciativa, salientou a importância do concerto, “um espectáculo de extrema qualidade que vale a pena ver, porque é um concerto de grande nível, um momento único”.

Quando questionado sobre a falta de público, o autarca refere que “a cultura primeiro estranha-se e depois entranha-se”, parafraseando Fernando Pessoa, “é uma pena eventos desta natureza serem pouco aproveitados pelas pessoas”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/antonio%20anselmo%20coro%20arranjado9junho14.mp3{/play}

Populares