24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Um povo sem memória, sem história, não é povo”, diz António Anselmo na Conferência sobre a Batalha de Montes Claros com o Coronel Américo Henriques (c/som e fotos)

No âmbito das Comemorações dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, realizou-se esta quinta-feira, dia 18 de junho, pelas 14h30, a Conferência sobre a Batalha de Montes Claros com o Coronel Américo Henriques.

 A conferência que se realizou no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Borba contou com uma vasta assistência e interessada sobre a importância da Batalha Militar travada em solo borbense e que foi de particular importância para a soberania nacional portuguesa, colocando fim a 60 anos de guerra com Espanha, resultando, em definitivo, na independência de Portugal.

 A Rádio Campanário esteve presente na conferência e falou com o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo que destacou a presença das muitas crianças dizendo que desde muito cedo elas têm que perceber que “um povo sem memória, sem história, não é povo”.

O autarca salienta que as comemorações têm estado a decorrer como o previsto, cerimónias “que dignificam Borba, o Alentejo e onde há a ligação entre o exército, a Direção Regional da Cultura, a Escola das Armas, o Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Fundação Aljubarrota, mas o que é importante é que só conseguimos alguma coisa se pensarmos da mesma maneira”.

“O que assistimos aqui foi fundamental, houve orgulho em ser-se português, houve memória histórica e acima de tudo foi feito em Borba”, conclui.

Populares