10.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora  na evolução  do PSVA2.0 para vinhas sustentáveis no Alentejo. 

Numa colaboração sem precedentes, a ANP|WWF, a Universidade de Évora e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) uniram-se com o objetivo de tornar a região ainda mais sustentável. A CVRA apresenta o PSVA2.0, a nova versão do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, aprimorado em parceria com a ONG ANP|WWF e a Universidade de Évora, com o intuito de manter a região vitivinícola na vanguarda das práticas sustentáveis.

Esta iniciativa visa promover a utilização responsável dos recursos necessários para a produção de vinho, tornando-a mais resiliente e adaptada às condições naturais, mantendo o Alentejo como o conhecemos e garantindo a qualidade dos vinhos sem comprometer o ambiente, em face das crescentes pressões das alterações climáticas.

A revisão do PSVA aborda a biodiversidade, pesticidas, clima, água e inclui dois novos capítulos sobre “Resiliência e adaptação às alterações climáticas” e “Economia Circular”. Além disso, foram aprimorados 74% dos 171 critérios de avaliação e adicionados 29 novos itens, abrangendo questões como castas resilientes, eficiência de recursos, consumo responsável de vinho, igualdade salarial de género e inclusão social de pessoas com deficiência.

A parceria com a ANP|WWF reforçou a exigência e credibilidade do PSVA e os produtores certificados terão dois anos para se adaptarem às melhorias implementadas. Este projeto é considerado único e destaca os Vinhos do Alentejo como pioneiros na sustentabilidade, tanto a nível nacional como internacional, onde as práticas sustentáveis são cada vez mais valorizadas.

O PSVA, lançado em 2015, continua a evoluir e conta com a participação ativa da Universidade de Évora, envolvendo atualmente 639 membros e diferenciando os Vinhos do Alentejo no mercado interno e internacional, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Suécia, Noruega e Finlândia, onde os consumidores estão cada vez mais conscientes das práticas de produção sustentável de vinhos.

Populares