34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora recebe apresentação do filme “Herdade da Parreira – 50 anos a construir sustentabilidade”

A Herdade da Parreira e o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), da Universidade de Évora (UÉ), através do Professor Mário Carvalho, têm colaborado num projeto inovador de sustentabilidade da produção agrícola ao longo dos últimos 30 anos, tendo por base uma gestão do modelo Agricultura de Conservação, com particular destaque na melhoria das condições do solo. A vocação dos 800 ha da Herdade da Parreira são os sistemas agro-silvo-pastoris, com enfoque no Montado, onde as sinergias e complementaridades destas atividades conferem a viabilidade do negócio, em particular nas condições de solo e clima existentes.

A relevância internacional e o caráter inovador deste projeto foram reconhecido com a atribuição do prémio europeu “Land and Soil Management Award” – promovido pela Syngenta e pela European Landowners Organization (ELO), com a chancela da Comissão Europeia, na sua edição 2015/2016. De entre os mais de 15 projetos a concurso, provenientes de 15 países diferentes, o projeto da Herdade da Parreira/MED foi considerado como aquele que envolvia os métodos mais inovadores e os resultados mais ambiciosos. O reconhecimento de tal prémio conferiu ainda mais destaque internacional à Herdade da Parreira, constituindo-se a mesma como um exemplo internacional de boas práticas de sustentabilidade agrícola. 

Neste evento será apresentado o filme “Herdade da Parreira – 50 anos a construir sustentabilidade”, sobre este projeto de inovação e sustentabilidade agrícola, onde se detalham todos os métodos e estratégias utilizadas e resultados obtidos ao longo de todos estes anos. Num segundo momento, e com a intenção de alargar a discussão sobre o tema Agricultura sustentável e Conservação do solo ao meio académico, tecido empresarial e Administração pública, irá realizar-se um debate aberto “A gestão dos recursos naturais água e solo e a sustentabilidade dos sistemas agro-silvo-pastoris” com a moderação de Teresa Pinto Correia, Diretora do MED.

A abertura do evento estará a cargo de Nuno Marques, proprietário da Herdade da Parreira e Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora. O evento conta com a confirmação da presença de mais de 120 participantes de diferentes instituições privadas e da administração pública nacional.

 

Fonte: Nota de Imprensa 

Populares