10.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vacinação: Almirante Gouveia e Melo fala de “milagre português “

O vice-almirante Gouveia e Melo fala de um eventual reforço vacinal para cerca de 100 mil pessoas: sem haver ainda conclusões sobre uma terceira dose generalizada da população, os centros de vacinação não estarão muito mais tempo a funcionar. Contudo, o responsável assume ter a certeza de que “as autarquias e os Presidentes de Câmara não vão desistir no fim da corrida”
Ainda se discute, no seio dos especialistas da Direção-Geral da Saúde, a necessidade de uma eventual terceira dose generalizada para o país. Sem estar ainda “cientificamente provada” a sua necessidade, o vice-almirante Gouveia e Melo lembra que “ainda há muita gente por vacinar”.
O coordenador da Task Force para a vacinação contra a covid-19 assegurou hoje, que há já 80% de pessoas inoculadas com a primeira dose e 72% a 73% de pessoas inoculadas já com duas doses da vacina. Mas para Portugal atingir a imunidade de grupo, o responsável aponta para percentagens de 85% para primeiras e segundas doses.

É agora a fase final da “corrida” – o plano de emergência para vacinar cerca de 9 milhões de pessoas no mais curto espaço de tempo possível. O país ultrapassa a fase em que estão a ser vacinados os adolescentes com idades entre os 12 e os 15 anos. De um universo de 380 mil, quase 50% receberam a primeira dose no último fim de semana, anuncia o coordenador – e “num período de férias”.
Na reta final da missão que se comprometeu a dirigir, Gouveia e Melo descreve a sensação que o assalta. “Estamos a cumprir todos o nosso objetivo”, resumiu.

“Pela primeira vez, reagimos como uma comunidade fortíssima. Conseguimos! Temos de ter orgulho de nós próprios”, anuncia, emocionado, adjetivando o povo português de “fantástico” e de “maduro”.

“Enquanto os outros países têm barreiras negacionistas de 20% a 30%, nós não encontrámos essa barreira. Eu sou um homem alegre porque participei nisto, com o meu pequeno esforço. Mas os verdadeiros reagentes são os senhores que estão aqui ao meu lado, que conseguiram fazer um milagre. É um milagre português, no bom sentido”, declarou.

Fonte/Foto: Expresso

Populares