39.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vale Sagrado do Lucefecit classificado de Sítio de Interesse Municipal

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou por unanimidade no passado dia 14 de maio, em reunião ordinária, a proposta de Classificação do Vale Sagrado do Lucefecit teatro de Santuários (Endovélico e Boa Nova), como Sítio de Interesse Municipal, bem como a Fixação de uma Zona Especial de Proteção.

Este “vale sagrado” representa o troço final do leito da ribeira do Lucefecit integrando genericamente o anfiteatro natural que envolve o leito, compreendido entre o sítio da “Rocha da Mina” e a foz no Guadiana.

É composto, para além desta linha de água, por vários afluentes e um conjunto de vestígios arqueológicos excecional de grande valia cultural, dos quais se destaca o Santuário do Endovélico assim como vestígios de povoados da idade do ferro, assentos e infraestruturas romanas que lhe conferem uma leitura de palco sacralizado ao longo dos tempos.

 

 Mais recente, merece ainda relevo também o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, fazendo assim deste conjunto um sítio testemunho com dimensão religiosa coletiva ímpar.
A área que se vai classificar integra dois importantes núcleos urbanos, Terena e Rosário, e está próxima das aldeias de Hortinhas e Ferreira o que constitui uma rede urbana.

Populares