12 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Veja as fotos: Vila Viçosa regressou ao passado e reviveu Cerco de 9 de Junho de 1665!

No âmbito das Comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, o Município de Vila Viçosa preparou um leque de atividades, que tiveram o seu início, esta sexta-feira e se prolongam por todo o fim de semana.

Esta tarde, o Castelo de Vila Viçosa regressou ao passado e foi palco da Representação do Cerco de Vila Viçosa de 9 de Junho de 1665 , um momento histórico para Portugal e também para Vila Viçosa.

Na batalha de Montes Claros, entre Estremoz e Vila Viçosa, o exército português alinhou cerca de 20 mil homens, enquanto os castelhanos avançaram com mais de 25 mil.

Os soldados castelhanos cercavam Vila Viçosa, terra do novo rei de Portugal D. João IV, quando souberam da presença da força portuguesa que chegava de Lisboa e se detivera em Montes Claros. Os portugueses perderam cerca de 700 homens nesta luta, mas os castelhanos viram as suas froças reduzidas em mais de dez mil homens, entre mortos, feridos e prisioneiros. Tratou-se de um golpe decisivo para o reconhecimento da independência portuguesa.

A Rádio Campanário esteve presente e mostra-lhe as imagens:

Populares