29.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Velha Aldeia da Luz, Castelo da Lousa e Cromeleque do Xerez “renascem” em Alqueva

Iniciaram-se recentemente os trabalhos de colocação de sinalética flutuante, no âmbito de um projeto executado pela ATLA – Associação Transfronteiriça Lago Alqueva, em parceria com a EDIA, a qual permitirá aos visitantes conhecer o sítio exato da velha Aldeia da Luz e do Castelo da Lousa, no concelho de Mourão e a localização original onde se encontrava o Cromeleque do Xerez, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

As três localizações ficaram submersas pelas águas da albufeira de Alqueva na sequência do encerramento das comportas da barragem, tendo sido alvo de diferentes ações de minimização e compensação de impactes.
A velha aldeia da luz foi reinstalada, tendo sido construída de raiz uma nova aldeia, mudados os seus cerca de 400 habitantes e transladado o cemitério.
O Castelo da Lousa (séculos I a.C. e I d.C.) foi salvaguardado através da consolidação da sua estrutura, que foi selada com uma cobertura composta por sacos de geotêxtil.
O Cromeleque do Xerez (4.º a 3.º milénio a. C.) foi alvo de uma operação de salvaguarda, tendo sido relocalizado nas imediações do Convento da Orada, na aldeia do Telheiro.

fonte /Foto: Edia

Populares