23.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Verdadeiros paraísos que mais parecem…autênticos cenários de filmes! Um fica no Alentejo!

Há quinze locais para visitar em Portugal que o vão deixar encantado.

Locais de uma beleza simples e inspiradora, outros autênticos paraísos com paisagens de cortar a respiração e que mais parecem autênticos cenários de filmes.

Entre estes locais está o Palácio da Pena, Piódão, Monsanto ou o Forte de São João Baptista.

Mas há um sítio encatando que fica no Alentejo!

Esta vila, envolta nas suas muralhas medievais, ergue-se sobre uma escarpa pedregosa que domina uma vasta região, incluindo o vale do Guadiana e a albufeira do Alqueva. A ocupação humana no local é remota, embora não haja certezas sobre uma ocupação castreja ou até mesmo romana.

Antiga sede de concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então vila de Reguengos de Monsaraz, hoje cidade. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.

A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

Tem como Presidente desde 2005, Jorge Miguel Martins Berjano Nunes, um dos mais jovens autarcas do Pais, eleito com apenas 24 anos.

Fonte: Vortexmag/Wikipédia

Foto: Vortexmag

Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.

Populares