18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vestígios de Escravos Africanos detetados no Alentejo!

 Os arqueólogos que investigam a presença de escravos africanos no Vale do Sado entre os séculos XV e XVIII encontraram vestígios que podem evidenciar  a sua existência.

A informação foi avançada à AGência Lusa pelo Coordenador da investigação, Rui Coelho, que explica que o estudo em curso pretende “estudar estas pessoas que estão ocultas, ou quase ocultas, da documentação histórica. São situações que existem na memória popular, dos antepassados que viviam nas cabanas [Alcácer do Sal], mas essas pessoas e a experiência de vida dessa gente está ausente da documentação histórica”.

Segundo avança o País ao Minuto, a investigação desenvolvia em Alcácer do Sal, permite concluir, “numa primeira fase”, que a estrutura terá sido construída no final do século XV, ou no início do século XVI, e que “deve ter sido sujeita” a uma reforma no século XVIII, detetando ainda  “uma pré-existência romana, provavelmente uma vila (edificação rural)”.  

Os investigadores estudam também “o desbravamento do Vale do Sado, no século XV”, após a chegada dos escravos africanos ao território existindo, conforme referem ” provas documentais que apontam neste sentido […] sobretudo na zona da herdade de Rio de Moinhos no século XVI, e que corresponde ao período em que estão a entrar muitas pessoas escravizadas em Portugal através do Alentejo”.

Leia a notícia completa em País ao Minuto

Populares