6.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

VÍDEO:Faça uma visita virtual pelo Núcleo de Escultura de Arte Antiga- Mosteiro Flor da Rosa(Crato)

Considerado o mais importante exemplo de mosteiro fortificado existente na Península Ibérica, nele está instalada, em nossos dias, uma das unidades das Pousadas de Portugal.

A Igreja de Flor da Rosa está classificado como Monumento Nacional desde 1910. Mandado construir em 1356 por D. Álvaro Gonçalves Pereira, primeiro Prior do Crato e pai do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira foi, segundo historiadores o local de nascimento deste.

Em 1232 o Rei D. Sancho II doou a povoação do Crato à Ordem dos Hospitalários. Foi em 1340 que a sede da Ordem do Hospital foi alterada de Leça do Bailio ou de Belver, para o Crato, tendo logo o Prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira, decidido fundar uma capela na localidade.

Com o crescimento da Ordem é então erguido este Mosteiro, casa-mãe da Ordem em Portugal, fundado em 1356. A partir do século XVI, a Ordem do Hospital passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que ainda hoje conserva. Actualmente, o Mosteiro abriga o túmulo do fundador, uma pousada da Enatur e o Núcleo de Escultura Medieval do Museu Nacional de Arte Antiga.

A Rádio Campanário visitou o Mosteiro e convidamo-lo a fazer uma visita virtual pelo Núcleo de Escultura de Arte Antiga- Mosteiro Flor da Rosa.

Populares