10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Nova de Milfontes: as mudanças das últimas décadas

Sábado

A revista Sábado foi até ao sudoeste alentejano, à zona de Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo e conta-nos as viências que, por estes dias, são bem diferentes em relação há uns anos atrás.

Segundo a Sábado, despertar no Touril é sinónimo de farto pequeno-almoço e de passeio em 4×4 pela herdade. Logo ao lado tem a praia do Tonel, acessível através da herdade e, ao ouvir as preocupações Luís Leote Falcão, tal como fez a Sábado, é pereceber que este canto único na Europa é um lugar a preservar, pela sua excepcionalidade.

Luís convidou a Sábado a realizar um passeio pelas memórias de adolescência, onde a Manjedoura, em Milfontes, era o ponto de encontro de vários jovens que passavam férias no dudoeste alentejano. De acordo com a revista, o nome ajudava, o sítio também, com as suas divisórias e mesas onde “betos, freaks, hippies, metaleiros e o que mais houvesse conviviam de cerveja em punho”.

A Manjedoura, hoje, já não é a mesma, mas ainda sim, o encanto continua lá. Agora é um restaurante, bar e discoteca. Aquele lugar tem conhecido inúmeras gerações, desde os avós que ali ouviram cantares alentejanos, aos pais e mães que ali melhoraram as suas relações internacionais, chegando até aos jovens adultos, que que se estrearam nas noites quentes de Milfontes.

Vila Nova de Milfontes sofreu grandes mudanças ao longo das últimas décadas, e essas mudanças são sentidas, não só por quem lá vive, como também por quem lá passa de visita. O aumento da população imigrante fez nascer novos minimercados e lojas, que se vão apoderando aos poucos desta vila alentejana e, em alguns casos, devido a essa situação, “cheira a xenofobia por todos os lados – é essa a nova realidade”, refere a Sábado.

 

Leia a notícia completa em: Sábado

Populares