27.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: 1º de dezembro assinalado pela Banda Filarmónica Calipolense relembrando “aquilo que foi voltarmos à liberdade”, diz presidente (c/som e fotos)

No passado sábado, dia 1 de dezembro, a Banda da Sociedade Filarmónica União Calipolense assinalou o Dia da Restauração da Independência de Portugal com uma atuação em frente ao Paço Ducal, marco histórico que remonta à ascensão da Casa de Bragança ao trono de Portugal, desde o primeiro dia de dezembro de 1640.

Vítor Ramos, presidente da banda calipolense, em declarações a esta estação emissora, diz que esta atuação “já é uma tradição nossa”.

 1º de dezembro “relembra nos nossos antepassados aquilo que foi voltarmos a ser independentes”

 

Tendo ocorrido um interregno no período em que o 1º de dezembro esteve excluído do calendário nacional de feriados, a banda tocou o hino da restauração em frente ao Paço Ducal, pelo “4º ano consecutivo”.

O dirigente destaca a importância da data para Portugal e em particular para Vila Viçosa, afirmando que “a banda faz questão de estar sempre presente” nas comemorações.

Questionado sobre o facto de surgirem como a única associação a celebrarem o Dia da Restauração da Independência, vê o facto “com alguma tristeza minha, mas por outro lado um orgulho”.

{gallery}VV_banda_1dez_18{/gallery} 

Populares