12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Agrupamento de Escolas e Museu Nacional de Arqueologia oficializaram parceria de adesão à Rede de Clubes de Arqueologia (c/som e fotos)

Foi na tarde de sexta-feira, 10 de abril, pelas 15h00, no Castelo de Vila Viçosa, oficializada a parceria entre o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (AEVV) e o Museu Nacional de Arqueologia, tendo sido apresentada a intervenção “Rede de Clubes de Arqueologia, um projeto educativo coordenado por Mário Antas.

Pelas 16h00 foi inaugurada a exposição documental “José Leite de Vasconcelos, Vida e Obra” no Castelo de Vila Viçosa, tendo a tarde terminado com uma conferência sobre o Santuário do Endovélico na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, pelo professor Amílcar Guerra, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

A Rádio Campanário acompanhou as várias iniciativas que contou com a presença de 30 alunos, e falou com o presidente da Fundação da Casa de Bragança, Marcelo Rebelo de Sousa que começou por explicar a temática de um dia diferente que começou pelas 11h00 com uma visita guiada por técnicos do Museu Nacional de Arqueologia e da Câmara Municipal de Alandroal ao Santuário do Endovélico, em S. Miguel da Mota, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que “foi um dia cheio de arqueologia, um dia cheio de história de Vila Viçosa e um dia cheio de iniciativas com os alunos”.

António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia refere que a batalha da cultura e a batalha do amor ao património é uma batalha constante e o que nós estamos a fazer é puxar as novas gerações para o património de modo a que possam cuidar, fruir, do património do seu território, e neste caso da zona de Vila Viçosa e também do Alandroal que é riquíssimo”.  

Rui Sá, presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa realça que “como vem sendo hábito, tem havido uma estreita colaboração entre o Agrupamento e a Fundação da Casa de Bragança e agora surgiu também a oportunidade de aderirmos à Rede de Clubes de Arqueologia”.

 

Populares