3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição tem nova direção

Francisco Couto é o novo Presidente da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

A homologação aconteceu no passado dia 14 de maio pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

Em declarações à Rádio Campanário o Presidente da Cáritas de Vila Viçosa explicou que os corpos sociais são nomeados pelo Arcebispo de Évora, mas é o pároco de Nossa Senhora da Conceição que propõe os elementos da direção.

Francisco Couto explicou o porquê de ter sido eleita uma nova direção acrescentando que a maior parte das instituições de cariz social das Paróquias e Dioceses têm o pároco como presidente da instituição, algo que não acontecia em Vila Viçosa.

O sacerdote referiu que uma nova direção não significa extraordinárias mudanças.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Pe%20Couto_23maio.MP3{/saudioplayer}

Os novos corpos sociais da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de cariz religioso são os seguintes:

Direção:

Presidente: Padre Francisco Hipólito Santanita Machado Couto

Secretária: Maria Filomena Trindade Ramos Talhinhas

Tesoureiro: Carlos Alberto Baptista Elias

Vogal: Armando de Jesus Mira dos Reis

Vogal: Maria Vitória Rosado Silva Pereira

Conselho Fiscal:

Presidente: Maria José Coelho Dias Duarte Pinto

Vogal: Maria de Fátima Medinas Marcão Bacalhau

Vogal: João Paulo Trabuco Dias

A Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em Junho de 1989 e com estatutos aprovados em Diário da República a 16 de Março de 1990.

Até 1995, esta Instituição desenvolveu a sua ação de uma forma dinâmica, embora limitada pela existência simultânea de um conjunto de insuficiências que não lhe permitiam responder como desejava às solicitações para que era chamada.

Desde 1995, através de um Projecto de Luta Contra a Pobreza (1995-1997), foi possível à Cáritas adquirir um edifício que passou a funcionar como sede. Com a aquisição do edifício, foi criado um Centro Comunitário que promove o desenvolvimento integrado da comunidade local de forma participada e solidária. A dinâmica que emergiu da criação deste Centro Comunitário teve como consequência que todas as actividades da Cáritas de Vila Viçosa sofressem uma grande transformação, aumentando não só o número de utentes abrangidos pelas suas atividades, como também uma diversificação das áreas de intervenção da Instituição.

Neste momento, a Cáritas desempenha um papel importante no combate à pobreza e à exclusão social junto das populações mais marginalizadas do concelho.

Populares