15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: CECHAP apresentou a publicação “ Mármore, Património para o Alentejo: Contributos para a sua Historia (1850-1986) ” e ainda, o “Portal História do Mármore” e a aplicação móvel “Roteiro dos Mármores” (c/som e fotos)

No passado dia 26 de Setembro, o CECHAP apresentou, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, a publicação: “ Mármore, Património para o Alentejo: Contributos para a sua Historia (1850-1986) ” que resultou do estudo desenvolvido no projeto PHIM – Património e História da Indústria do Mármore ao longo dos últimos anos e, que procura fazer uma introdução à história da indústria do Mármore. Para além do livro, foram ainda apresentados o “Portal História do Mármore” e, a aplicação móvel “Roteiro dos Mármores”.

Esta publicação está inserida no programa das Jornadas Europeias do Património 2015, cuja iniciativa intitulada “Património Industrial e Técnico”, tem como principal objetivo a “ sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património”.

Em entrevista à Rádio Campanário, Armando Quintas da CECHAP, explicou que “ (…) o projeto Património e História da Indústria dos Mármores, visou o estudo desta indústria, sobretudo nestes três concelhos do anticlinal de Estremoz, Borba e Vila Viçosa (…) a publicação é em português, mas terá línguas como o inglês, o francês e o espanhol”. Para além disto, vão existir dois instrumentos muito importantes, que são o portal da “História da Indústria dos Mármores” e, o roteiro digital que está disponível para os telemóveis com android.

A coordenação científica do projeto está a cargo do IHC – Instituto de História Contemporânea, da FCSH-UNL, e tem a colaboração do CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE-IUL, e do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

De acordo com Armando Quintas, este foi um projeto financiado pelo Inalentejo em cerca de 130 mil euros e, que já conheceu o seu término oficial no dia 30 de Junho.  

Populares