14.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: “É uma honra sermos convidados por filarmónicas, que são autênticos viveiros de músicos. – Ferreira Brito da Banda Sinfónica da PSP.

A Sociedade Filarmónica União Calipolense comemorou o seu aniversário com um concerto de excelência proporcionado pela Banda Sinfónica da PSP. A Rádio Campanário esteve presente no evento e conversou com o subintendente Ferreira Brito, da Banda Sinfónica da PSP.

Ferreira Brito explicou que a atuação visava apoiar e incentivar outras bandas, como a Sociedade Filarmónica União Calipolense. “Uma das missões da banda da PSP é fomentar o gosto pela música, especialmente em locais onde há menos frequência de concertos de música clássica. É uma honra sermos convidados por associações filarmónicas, que são viveiros de músicos que no futuro poderão integrar a banda sinfónica da PSP ou outras bandas profissionais,” afirmou.

Sobre a Banda Sinfónica da PSP, Ferreira Brito detalhou: “O quadro efetivo da banda é composto por 113 elementos, embora nem todos estivessem presentes hoje. A banda foi oficializada em 1931, mas a sua história remonta ao início da formação da PSP. Muitos dos nossos músicos têm formação superior na área da música, no instrumento que executam na banda.”

A agenda da banda é preenchida com atuações de norte a sul do país. “Acabamos de chegar dos Açores, onde estivemos nas comemorações do comando da PSP. Atuamos em várias regiões, como Bragança e Faro, estando sempre na estrada,” referiu Ferreira Brito.

A celebração do aniversário da Sociedade Filarmónica União Calipolense com o concerto da Banda Sinfónica da PSP não só proporcionou um espetáculo de qualidade à comunidade, mas também fortaleceu os laços entre músicos profissionais e amadores, promovendo o desenvolvimento cultural e musical da região.

Reportagem: Augusta Serrano

Populares