3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: “Os nossos meninos ficaram muito bem classificados, mais precisamente nos 80 finalistas, que era aquilo que se pretendia”, disse Ana Rocha na cerimónia de entrega de diplomas do projeto “Heroís da Fruta” (c/som e fotos)

No âmbito da participação da Escola Básica do Castelo e da Escola Básica do Carrascal, na 5ª edição do projeto nacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável “ foi realizada , na passada segunda-feira, 6 de junho, a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.

Nesta iniciativa os alunos cantaram o seu “Hino da Fruta” e fizeram o Juramento oficial dos “Heroís da Fruta ”, comprometendo-se a continuar a desenvolver estes hábitos alimentares saúdaveis bem como a espalhar a palavra. No encerramento da cerimónia as crianças conheceram as mascotes oficiais do projeto, Yagoo e Sushi, que proporcionaram momentos de dança e de muita alegria aos mais pequenos.

A Rádio Campanário acompanhou a celebração do êxito da participação Escolas do Município de Vila Viçosa e falou sobre esta iniciativa com o fundador da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil promotora do projeto “ Heroís da Fruta – Lanche Escolar Saúdavel”, Mário Silva, que nos revelou “ nós de ano para ano, temos vindo a ter mais escolas a participar , os resultados são um bocadinho transversais aquilo que é também a realidade do resto do país”. Acrescentando “ nós temos verificado um aumento no consumo de fruta superior a 40 % das crianças que participam , portanto, são resultados positivos sendo que existem também aumentos significativos do ponto de vista estatísticos nas outras variantes que o projeto analisa, nomeadamente o consumo de legumes, o consumo de água, prática de atividade fisíca e as horas em frente aos ecrãs”.

Sublinhando que “ os Heroís da Fruta no Alentejo também têm contribuído para melhorar a saúde das crianças deste distrito”.

Questionado sobre a adesão das escolas básicas do distrito de Évora , referiu que “ temos participações de todos os distritos do país mas nunca temos a participação de todas as escolas em simultâneo, obviamente que num ano letivo alguns professores dão prioridade a umas temáticas, no ano seguinte dão a outras, por isso nem sempre a participação acontece ao mesmo tempo,  em todas as escolas”. Salientando que “  tem sido crescente a aplicação do projeto em cada vez mais escolas também aqui no Alentejo”.

Mário Silva frisou ainda que “ fala-se muito , hoje em dia da educação,  pelos pares e é isso que este projeto promove , nós criamos no fundo líderes nesta temática , crianças que são portadoras deste conhecimento (…) e mais do que isso motivamo – las a sentirem orgulho em serem crianças, jovens saudáveis bem como a contagiar outros semelhantes, para adotarem também esse comportamento”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá, disse-nos que  “ já vem sendo um hábito a nossa participação nos mais diversos projetos , neste caso diz respeito ao projeto “Heroís da Fruta”,  cujo o principal objetivo é  contribuir para uma alimentação saudável dos miúdos e portanto cá estamos mais uma vez a participar sempre com a parceria do município (…) digamos que é um agrupamento sempre em movimento“.

Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Viçosa  , Ana Rocha, “a questão da obesidade é cada vez mais um problema nas crianças e como está de facto na ordem do dia, nós pela segunda vez desenvolvemos o projeto em Vila Viçosa, (…) porque consideramos de facto importante passar esta mensagem ás crianças do nosso concelho, nomeadamente á nossa comunidade escolar .Ressalvando “a importância que há não só do consumo de fruta, porque uma alimentação saudável não basta conter fruta , há outros métodos e outros alimentos que têm que ser introduzidos, mas de facto aqui aquilo que se pretende é sensibilizar as crianças e ao mesmo tempo os pais , que uma alimentação saúdavel pode de facto prevenir  doenças que mais tarde podem influenciar,  tanto o desenvolvimento fisíco das crianças como também o seu desenvolvimento psicológico”.

 Ana Rocha destacou a atividade do preenchimento do quadro de honra para garantir que “ de alguma forma esta componente competitiva também desenvolve neles, não só o espiríto de competitividade mas também uma forma mais ligeira de eles integrarem a fruta no seu género alimentar e não de uma forma obrigatória ou muito pesada”.

Relativamente á prestação das escolas calipolenses, considerou que “ este ano participamos com duas escolas , com duas turmas na EB 1 do Castelo e três turmas na EB1 Carrascal, posso dizer também que todos os meninos estão de parabéns porque a determinada altura do projeto é constituído um “Hino da Fruta” que é gravado e foi a votação, os nossos meninos ficaram muito bem classificados , mais precisamente nos 80 finalistas, que era aquilo que se pretendia”.

A esta Estação Emissora o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Joaquim Viegas, afirmou que “ na ótica dos pais é sempre agradável haver iniciativas que realmente também ajudem os pais a educar os filhos, na realidade a escola é um meio adequado onde se pode transmitir esse conhecimento, daí que a maioria dos pais apoiem este projeto, que os leva a eles próprios a quererem consumir mais esse tipo de alimento”.

Asseverando que “ muitas das vezes não só os pais educam os filhos, como os filhos também levam alguma maneira de estar a casa, sendo assim é de salutar poder nascer da parte dos filhos essa ajuda para que os pais consumam mais fruta em casa”.

Recorde-se que o “Hino da Fruta “ , composto e interpretado,   pela Escola Básica do Carrascal foi o finalista distrital.

Na  5ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” participaram  mais de 52 mil crianças inscritas provenientes de todos os pontos do país. Esta iniciativa que a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil realiza gratuitamente nas escolas ,desde 2011, melhorou os hábitos alimentares de 236.227 crianças através de um modelo pedagógico de sucesso comprovado, como demonstram os resultados do impacto da terceira edição: 42,6% das crianças que participaram aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.

 

Populares