8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Os números do orçamento e as grandes opções do plano para 2017 (c/som)

A Vereadora Ana Cristina Rocha falou aos microfones da Radio Campanário sobre os números do orçamento, para o concelho de Vila Viçosa de 2017. Sendo a verba global de, 9.900.744 euros. Segundo a Sr.ª Vereadora o “ orçamento foi elaborado tendo por base, uma maior aproximação à realidade e às necessidades do concelho.” Às grandes opções do plano para 2017, cabe a verba de 3.707.285 euros. Sendo o diferencial aplicado nas “despesas correntes” do município. 

“As grandes opções do plano para 2017 estão distribuídas por quatro funções, sendo para as funções gerais, a verba de 230.628 euros. Acrescentando Ana Cristina Rocha que por funções gerais se pode entender “Algumas questões de funcionamento” indo a grande fatia deste orçamento para as funções sociais, sendo o valor 2.025.621 euros. O correspondente a 54,64% do orçamento. Estando contempladas a “educação, a saúde, a acção social, a habitação e serviços colectivos, e os serviços culturais, recreativos e religiosos.”

“As funções económicas” nome dado ao terceiro objectivo com o valor de 1.291.792 euros, contemplam a agricultura, silvicultura, pecuária, caça e pesca, industria e energia, transportes, comunicações, comercio e turismo. Havendo ainda outras funções distribuídas por várias rubricas com o valor de 159.244 euros. Sendo o total da verba destinada ao que a camara se propõe fazer em 2017 3.707.285 euros. Sendo que as despesas correntes tem um valor de 6.679.441 euros. Estando reflectida neste orçamento, a continuidade da estratégia desenvolvida em 2016, com “destaque” para o objectivo que visa a elevação de Vila Viçosa a Património da Humanidade pela Unesco.” Projectos no âmbito da requalificação urbana, sujeitos às candidaturas a apresentar no âmbito do novo quadro comunitário. Com reforço e manutenção do sistema de águas.

Segundo Ana Cristina Rocha, “o município já se encontra numa situação de conforto.” Após o terceiro ano de mandato. “Tendo em conta aquilo que herdamos quando este executivo tomou posse.” Muito embora existam ainda alguns contingentes económicos a considerar e que obrigam “ a realizar um orçamento de contenção para 2017.” Sendo intenção da camara a promoção do “ equilíbrio das finanças municipais.”

Abordando a expectativa de crescimento global para o município ao abrigo deste orçamento, A Sr.ª Vereadora sublinhou que está centrado em “duas vertentes, na vertente cultural e na vertente turística, essencialmente, por causa da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial.” Sendo essa a grande aposta do município, já que foi dado um “grande passo” com a entrada da candidatura para a lista indicativa, “ não podemos agora ficar pelo caminho.” Havendo também um grande investimento no sector do turismo, considerando que depois da entrada para a lista indicativa “os números falam por si.” Adiantando a Sr.ª Vereadora que está a ser elaborado um estudo que visa apurar o aumento do turismo nos últimos quatro meses.” Sendo a verba destinada ao turismo de 27.604 euros. 

Populares