12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Peregrinação das Misericórdias da Arquidiocese de Évora à Porta Santa congregou 36 Misericórdias, “porque somos todos peregrinos nesta vida (…) e aqui faz muito sentido, diz Manuel Lemos (c/som e fotos)

Decorreu este sábado dia 21 de maio, a Peregrinação das Misericórdias da Arquidiocese de Évora à Porta Santa, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Depois da concentração que teve lugar na Igreja da Misericórdia de Vila Viçosa, as Misericórdias seguiram em cortejo para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição com rito de entrada na Porta Santa. Pelas 11h00 decorreu a Eucaristia, seguindo-se um almoço na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.

Às 14h30 realizou-se a conferência “As Misericórdias e o Ano Santo”, com a presença do Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos.

À reportagem da Rádio Campanário, Manuel Lemos começou por recordar que “o Papa Francisco desafiou todos os cristãos a fazerem uma peregrinação, porque somos todos peregrinos nesta vida, e entrarmos por uma Porta Santa neste ano, e aqui faz muito sentido, na Arquidiocese de Évora, esta Porta Santa que nos conduz ao Santuário Mariano de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, onde também aqui se quis afirmar a nossa identidade e autonomia portuguesa (…). As misericórdias responderam muito positivamente a esse apelo, estamos a fazer peregrinações por todo o país em todas as Dioceses em estreita       

Comunhão com os senhores bispos e penso que é um dia de festa”.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa, referiu que a Misericórdia de Vila Viçosa fez todos os esforços para acolher as 36 Misericórdias da Arquidiocese de Évora que envolve os quatro distritos, Évora, Setúbal, Portalegre e Santarém. Aqui nos encontramos todos com o espirito da misericórdia, aquilo que fazemos todos os dias, ajudar o pobre, o doente, o abandonado, é a nossa missão praticar as obras da misericórdia e no Ano Santo. Todas as Misericórdias vieram aqui para entrarem na Porta Santa e reforçar o espirito misericordioso, que, como disse o nosso Arcebispo, a nossa ação no terreno de todos os dias, é praticar o bem e o bem fazer em prol do nosso irmão e é nessa perspetiva que estamos de parabéns por reforçarmos os laços entre todos e realçar a nossa missão no Ano Santo da Misericórdia”.

Questionado sobre a organização da Peregrinação das Misericórdias da Arquidiocese de Évora à Porta Santa, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Jorge Rosa diz que “foi um grande desafio que foi lançado à Misericórdia de Vila Viçosa, valeu todos os esforços para que esta peregrinação corresse bem, fizemos a logística e recebemos todas as Misericórdias, participamos na procissão, na missa (…) é sempre um prazer receber nesta casa, fizemo-lo com todo o gosto e eles corresponderam ao nosso apelo, apoiar as Misericórdias em todos os sítios e em especial nesta terra, a terra da misericórdia”.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, Rui Bacalhau referiu a esta Estação Emissora que “estes encontros no ano em que se celebra o Jubileu das Misericórdias são sempre muito importantes, de reconhecimento do papel das Misericórdias na sociedade e são situações que além desta expressão que nos trás aqui, as pessoas reconhecerem a Misericórdia como misericórdia”. Acrescenta, “como foi dito há pouco pelo senhor Arcebispo, a sociedade vive com muitas dificuldades e o papel das Misericórdias para colmatar essas dificuldades, é fulcral e por isso mesmo que trocarmos experiencias e ao mesmo tempo enaltecermos este momento, é um ato de jubilar e um ato de misericórdia”.

Rui Bacalhau salienta que “as Misericórdias no distrito de Évora, são uma referência pelo seu papel, não só social como na saúde. Muitas das Misericórdias dão respostas na área da saúde com as unidades de cuidados continuados o que vem colmatar a dor de muitas pessoas. A Misericórdia de Borba integrada neste espirito também tem muitas valências (…) muitos utentes e já tem uma carga pessoal também muito significativa, mas o nosso lema, é cada vez mais, fazer melhor com mais qualidade e entendemos que os nossos utentes mais idosos tem que ter, mais qualidade de vida, qualidade no aspeto social, assim como qualidade no aspeto físico e no aspeto da saúde”.

D. José Alves, Arcebispo de Évora referiu à reportagem da Rádio Campanário que “é um momento importante para a Diocese de Évora congregar todas as Misericórdias neste Ano do Jubileu e neste Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal onde se situa também a Porta Santa. Foi um momento muito belo cheio de significado e penso que terá servido também para retemperar as forças espirituais daqueles que estão ao serviço dos que mais precisam, nos lares, nas unidades de cuidados continuados, nas cresces, nos jardins infantis, que são atividades que as misericórdias desenvolvem em conjunto com o apoio domiciliário de muitas centenas de pessoas”.

Populares