9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Prémios da XXI Edição do Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia já foram entregues

O salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da reunião entre os municípios de Vila Viçosa e de Villanueva del Fresno (Espanha), que teve lugar no dia 14 de maio de 2021, integrando a sessão de entrega dos prémios da XXI Edição do Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Em nota enviada à nossa redação, o Município de Vila Viçosa refere que marcaram presença o Presidente do município local, Manuel Condenado, e o Presidente do município espanhol, Ramón Diaz, que se encontrava acompanhado do Vereador da Cultura, Jorge Moruno. Participaram também nesta reunião, o Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Vítor Mila, e os membros do júri do Certame, José Emilio García, Hélder Soeiro e Licínio Lampreia.  

Segundo a Autarquia Calipolense, convém recordar que o município de Villanueva del Fresno, instituiu o Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, cuja primeira edição ocorreu em 1992, com os objetivos de fomentar as relações históricas situados no aro de ambos os lados do traçado da fronteira e de recuperar os valores culturais e antropológicos desta zona, bem como enaltecer a literatura. 

Os presidentes dos dois municípios, pode ainda ler-se na mesma nota, pronunciaram uma breve alocução que teve como denominador comum a pertinência e a oportunidade do Certame Literário e a importância de manter e ampliar os canais de cooperação recíproca. Os trabalhos prosseguiram com a troca de obséquios institucionais entre as duas delegações.

Segundo refere a nota emitida pelo Município, de entre as atividades que se encontravam subjacentes a esta iniciativa merece relevo a entrega dos prémios da XXI Edição do Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia. Na presente edição do Certame, o primeiro prémio foi atribuído ao trabalho A morte vestiu-se de púrpura, da autoria do escritor calipolense Tiago Salgueiro. Por outro lado, na Categoria 2, 5.º e 6.ºanos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a vencedora foi Margarida Rosado.

“O projeto apontou-nos uma via que se traduziu numa iniciativa duplamente benéfica para a literatura e a cultura dos dois municípios, que permitiu a construção de um território literário e criativo muito singular, que deu lugar ao primeiro encontro entre os dois municípios e que sugeriu um caminho de diálogo bilateral, com vista a estabelecer futuras  parcerias, em particular na órbita da raia luso-espanhola”, pode ainda ler-se no mesmo documento.

Populares