14.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde inaugurou novo Centro de Saúde

O novo Centro de Saúde de Vila Viçosa esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, inaugurado oficialmente, apesar de já estar a funcionar desde o dia 17 de dezembro do ano transato. Para o efeito, marcaram presença no local o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, o Diretor da nova valência de saúde, Jorge Rosa, o Diretor Regional da ARS Alentejo, José Robalo, o Vice-presidente da autarquia calipolense, Ricardo Barros, além de representantes de outras entidades públicas e militares.

A inauguração estava marcada para as 11 horas da manhã e o protocolo foi cumprido com rigor. Ainda antes da hora marcada começaram a chegar os diversos convidados, procedendo-se pouco depois ao descerramento da placa de inauguração do Centro de Saúde, por parte dos quatro representantes anteriormente referidos. Depois decorreu a visita às instalações, que culminou com os discursos proferidos pelo representante do Governo Central e pelo Vice-presidente da Câmara Municipal.

Terminada a cerimónia protocolar, a Rádio Campanário falou com o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. O governante começou por dizer que este é o quarto Centro de Saúde inaugurado no Alentejo entre 2012 e 2013 e que até final do ano espera ter um novo centro em Montemor-o-Novo.

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde disse que “neste momento temos o essencial em termos de edificados e as condições necessárias para proceder a cuidados de saúde de excelência”.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/C%20saude%20sec%20estado_22fev.MP3{/saudioplayer}

O Diretor Regional da ARS Alentejo referiu que estes investimentos não são fáceis de concretizar porque têm que obedecer a uma série de concursos, referindo que em termos de saúde a dificuldade prende-se com os recursos humanos porque é difícil fixar os profissionais de saúde no interior, pelo que brevemente vão ser abertos novos concursos no distrito de Évora para enfermagem e médicos de família.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/c%20saude%20jorge%20rosa_22fev.MP3{/saudioplayer}

Falámos ainda com Jorge Rosa, diretor de Centro de Saúde de Vila Viçosa, que relembrou o processo por que passou a construção do novo edifício.

O também Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa disse que sempre colocou à frente de interesses políticos  e de todos os outros, o interesse do concelho e dos utentes, uma vez que foi a Misericórdia que vendeu a preço simbólico o terreno para a construção do Centro de Saúde.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/c%20saude%20jose%20robalo_22fev.MP3{/saudioplayer}

A representar a Câmara Municipal de Vila Viçosa, esteve o Vice-Presidente Ricardo Barros, que em declarações à Rádio Campanário se mostrou satisfeito com as valências de que Vila Viçosa dispõe, sobretudo agora através do novo Centro de Saúde, onde os beneficiados são os utentes. Ricardo Barros referiu ainda que a Câmara Municipal de Vila Viçosa está sempre aberta a financiar tudo o que seja necessário no âmbito da saúde.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/c%20saude%20ricardo_22fev.MP3{/saudioplayer}

Recorde-se que a construção do novo Centro de Saúde de Vila Viçosa foi adjudicada em 2008, envolvendo um investimento, por parte da ARS do Alentejo, de 2,2 milhões de euros, tendo sido apoiado pelo QREN no valor de 1,85 milhões de euros.

Populares