21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Villa Romana de Pisões com protocolo de recuperação

Quinta-feira, dia 24 de agosto, foi assinado um protocolo de colaboração, entre a Câmara Municipal de Beja, a Universidade de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, visando a salvaguarda e a gestão da Villa Romana de Pisões.

Este acordo visa a cooperação conjunta para o desenvolvimento de uma estratégia direcionada para a investigação e desenvolvimento, para a valorização do património, assim como a sua divulgação.

Localizada na Herdade da Almagrassa, a 10 kms de Beja, a infraestrutura pertence à Universidade de Évora desde fevereiro de 2016, tendo desde então a mesma desenvolvido um plano de ação com vista à valorização e exploração do potencial científico, patrimonial e turístico da Villa Romana de Pisões.

Sendo um local arqueológico classificado como Imóvel de Interesse Público, escavações realizadas na década de 70 demonstraram que integra uma parte urbana, um edifício termal, uma residência senhorial com quase 50 divisões, e uma coleção de elementos que se conjetura que a remetem do século I d.C. até à época visigótica. A 250 metros dos contornos da vila, foram ainda encontrados um aqueduto, uma barragem e um paredão em bom estado de conservação.

Populares