3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vinhos do Alentejo: Um ícone da sustentabilidade e qualidade reconhecida no mundo.

Os vinhos do Alentejo estão a apresentar-se ao mundo como um ícone da sustentabilidade. A Região Demarcada do Alentejo pretende demonstrar que é possível produzir os melhores vinhos do mundo, mantendo a qualidade única e inconfundível da marca, ao mesmo tempo que protege o ambiente e valoriza as comunidades locais onde esses vinhos são produzidos, seguindo o princípio de uma ecologia integral. Até agora, a comissão vitivinícola regional alentejana já certificou vinte produtores com o selo da sustentabilidade, mas o objetivo é estender essa certificação a todos.

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) diz, que a “Região Demarcada do Alentejo produz os melhores vinhos do mundo”, mas o que os diferencia é a abordagem sustentável que adotam, concentram-se em produzir de forma sustentável, respeitando a terra, valorizando as comunidades locais e contribuindo para a felicidade e autonomia dos trabalhadores envolvidos na vinificação.

 Além disso, estão empenhados na preservação da biodiversidade, dos recursos naturais e, consequentemente, das espécies, sentem orgulho em receber os amantes do enoturismo que desejam conhecer e apreciar as origens da sua essência.

Para Francisco Mateus, o vinho da Região Demarcada do Alentejo já alcançou um nível de qualidade amplamente reconhecido pelo mundo, com a importância da matéria-prima que o torna possível. Agora, é o momento de mostrar como é feito e as decisões que estão por trás de cada garrafa que chega às prateleiras de supermercados e restaurantes.

O objetivo é conscientizar os consumidores de que por trás do excelente vinho alentejano existe todo um processo que respeita a terra, promove o equilíbrio ecológico e capacita as pessoas envolvidas na produção.

Populares