7.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Volta às Escolas em Bicicleta” marca a Semana Europeia da Mobilidade em Évora!

Évora Desporto

 
De 16 a 22 de Setembro assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade cujo tema central do programa de ações é: “Melhores Ligações”.

Este tema procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidados, e novos públicos.
 

Nesta semana de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
Em Évora, a programação da Semana Europeia da Mobilidade prevê caminhadas, viagens gratuitas ou com preço reduzido, promoção do uso da bicicleta e da APP Via Verde Estacionar, entre outras iniciativas.
 
Assim, há a destacar, por exemplo, a gratuidade das viagens na TREVO Linha Azul, no dia 19 e no dia 21 quem utilizar as trotinetes da empresa BIRD beneficiará de 50 por cento de desconto.
 
No domingo dia 18 de setembro realizar-se-á a caminhada Évora Cidade ao Pé e no dia seguinte haverá o encerramento ao trânsito automóvel da Rua Hermes Vermelho (Bairro do Moinho), entre as 10:00 e as 13:00, para a realização de uma série de atividades relacionadas com a temática, promovidas pela GARE.
Um dos pontos altos da programação da Semana da Mobilidade em Évora é a III Volta às Escolas de Bicicleta que irá juntar “ciclistas” dos seguintes estabelecimentos de ensino: André de Resende, Gabriel Pereira, Conde Vilalva. Manuel Ferreira Patrício, André de Gouveia, Severim Faria e Santa Clara.
Neste mesmo dia, Dia Europeu Sem Carros, entre as 08h00 e as 19h00, a Câmara Municipal irá condicionar o acesso aos veículos automóveis à zona central da do centro histórico, Cerca Velha, nomeadamente à Rua de D. Isabel, Rua Francisco Soares dos Santos (PSP) e Rua da Misericórdia, com exceção para modos ativos (bicicletas, trotinetes, …); Residentes da Zona 1 com selo válido; Cargas e descargas (10:00 – 11:30 e das 15:00 – 16:30) e outros veículos autorizados.
Durante este período, a edilidade procederá a contagens de acessos (peões e veículos por tipologia) nesse dia e para comparar uma semana depois.
 
CM – Evora
 
 
 
 

Populares