12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Voltou a cumprir-se a tradição das Festas da Boa Nova em Terena

Situado a cerca de um km da vila de Terena, bem no coração do concelho de Alandroal, este singular e único Templo, é palco de uma das maiores manifestações marianas da Península Ibérica. Aqui se congregam extremeños e alentejanos, beirões e galegos, sevilhanos e algarvios, brasileiros e franceses, numa procura de paz e resposta para a sua vida.

Reza a lenda que nos campos de Terena, Maria de Portugal, a fermosissima Maria, filha de Afonso IV manda construir um templo dedicado a Santa Maria, devido ao simples facto de Afonso IV de Portugal, ter decidido apoiar o seu genro, Afonso XII de Castela, na conquista de Sevilha, na tão famosa batalha do Salado.

É no Domingo de Pascoela, o ponto alto desta romaria, ao entardecer, quase ao sol-posto, que Santa Maria de Terena emerge da porta do Seu Santuário.      

A multidão que a espera silencia-se e mudamente desfia nas suas mãos o rosário que não teme em mostrar, numa muda prece, quebrada unicamente pelo som dos instrumentos musicais que acompanham a sua caminhada em direcção à vila de Terena.

Ninguém precisa de pedir para que a multidão caminhe, em alas, em procissão de velas. A negridão da noite apenas é quebrada por um mar de velas acesas e por uma enorme luz branca que caminha, aos ombros dos homens, no silêncio da planície alentejana.

Chega-se ao cruzeiro do Santuário, e ao encontrar-se Pedro com Maria, já noite bem cerrada, as duas procissões de origens tão diversas, encontram-se e, após uma curta reflexão oral, normalmente orientada pelo Capelão e Reitor do Santuário, caminham numa só fila, num só caminho, para a Igreja Matriz de Terena.

Uma vez mais Rádio Campanário esteve presente e para além de registar o momento falou com o Juíz e o Vice Juiz da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, respetivamente João Dinis e Nuno Pereira.

Em declarações a esta Estação Emissora, João Dinis referiu que este ano um maior número de peregrinos assistiu ao ato religioso. Já Nuno Pereira falou-nos sobre o ponto alto das celebrações religiosas: o encontro entre a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova e Nossa Senhora do Rosário.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Boa%20Nova_9abril.MP3{/saudioplayer}

 

Populares