12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Voo de gravidade zero em Beja: Jovens podem ser novamente “Astronautas por um Dia”

Os jovens que têm o sonho de serem astronautas por um dia, estão agora mais próximos de o poderem concretizar.

Para que isso seja possível basta tentarem a sua sorte e inscreverem-se na terceira edição da competição nacional Astronauta por um Dia  (anteriormente conhecida como Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia), promovida pela Agência Espacial Portuguesa. Esta iniciativa conta já com 61 embaixadores, que representam várias regiões do País, incluindo as Regiões Autónomas, e que irão dinamizar atividades nas suas comunidades para falar da experiência e cativar novos candidatos.

Lançada esta sexta-feira, a edição de 2024 arranca com a abertura do período de inscrições e visa proporcionar a 30 estudantes portugueses a oportunidade única de realizarem um voo parabólico e de vivenciarem desta forma condições de microgravidade semelhantes às dos astronautas no Espaço.

O voo deste ano já tem data marcada. 29 de setembro foi o dia escolhido e vai realizar-se em Beja, na Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa. À

Podem candidatar-se todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo.

As candidaturas estão abertas até ao dia 19 de fevereiro e podem ser submetidas no websiteoficial www.astronautaporumdia.pt, no qual também pode ser consultado o regulamento da competição.

Recorde-se que o número de inscrições em 2023 bateu recordes-552 candidaturas- esperando-se para este 2024 a mesma situação.

A terceira edição do Astronauta por um Dia conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do
Porto.

Populares