8.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Workshop Incêndios em Centros Urbanos Antigos “temos 200 participantes e lotação esgotada, bom sinal” diz Com. Maria João Rosado(c/som)

No próximo dia 8 de fevereiro realiza-se em Évora um Workshop sobre o tema “Incêndios em Centros Urbanos Antigos”, numa organização conjunta do Comando Regional do Alentejo e do Comando Subregional do Alentejo Central da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A iniciativa tem lugar no auditório da Direção-geral de Estabelecimentos Escolares (DGESTE), com o apoio desta entidade, da Câmara Municipal de Évora e do respetivo Serviço Municipal de Proteção Civil.

A Rádio Campanário falou com Maria João Rosado, comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Alentejo Central , sobre os objetivos deste workshop.

Maria João Rosado começou por nos referir “o objetivo é partilhar conhecimentos e de experiências práticas com todos os intervenientes na área da proteção civil” especificando as áreas em questão “os elementos que integram os corpos de Bombeiros, e outros elementos de proteção civil , com destaque especial para os elementos que integram os serviços de proteção civil municipal e técnicos de urbanismo e licenciamento.”

A Comandante destaca ainda a importância da ação uma vez que “a mesma nos permite ter uma articulação entre o que é a vertente operacional e uma vertente mais prática e também a academia, tendo em conta a palestra que vai ser desenvolvida.”

Portugal regista todos os anos cerca de 9000 ocorrências de incêndios urbanos, sendo que três quartos destes incêndios ocorreram em edifícios com utilização habitacional. Só em 2022 , de acordo com os dados disponibilizados, estes incêndios causaram 44 vítimas mortais e perto de 900 feridos, uma centena dos quais em estado grave , números reveladores da importância que estas ações têm na vida de quem tem uma intervenção direta neste tipo de ocorrências.

A este propósito e ao facto de ter que existir especial atenção quando se fala de edifícios que por força da sua longa história, são edifícios muito envelhecidos, Maria João Rosado referiu “o nosso país é caracterizado por ser um País históricos com centros lindíssimos e é necessário trabalhar esta temática, sob o ponto de vista desse enquadramento.”

O workshop contempla um programa que inclui uma componente de conhecimento técnico e científico, complementado pela vertente de planeamento e intervenção operacional.

A ação vai contar com a presença de “cerca de 200 participantes, contando assim com lotação máxima, o que é bom sinal” concluiu a comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Alentejo Central.

Populares