22 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

XXXVIII Festa do Castanheiro – Feira da Castanha está a chegar a Marvão!

 

O Município de Marvão promove, dias 12 e 13 de novembro, a 38ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.

Ao longo deste fim-de-semana, Marvão transforma-se numa enorme montra do mundo rural, com três tradicionais magustos, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e muita animação pelas ruas da vila.

Nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três magustos, com a melhor castanha assada e vinho produzido do concelho de Marvão.

Será ainda possível encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.

Em destaque, nestes dois dias, estará também uma exposição do fotógrafo Raúl Ladeira, que retrata o ciclo da castanha no concelho de Marvão.

O certame conta com um programa de animação diversificado, com a presença de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa, cante alentejano, fanfarras, charangas, uma tuna e animação circense. 

Para o palco principal (Largo do Terreiro) estão agendados espetáculos com Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (dia 12) e Belito Campos (dia 13), complementados com as atuações dos grupos marvanenses Os Sabugueiros e Cant’Areias, que vão encerrar, com chave de ouro, a 38ª edição da rainha das festas de Marvão.

A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário (custa um euro) e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Para comodidade de quem visita a Feira da Castanha, o Município e a Rodoviária do Alentejo disponibilizam, como habitualmente, um serviço de transporte coletivo regular (custo de 2€ ida e volta), com pontos de partida na Portagem, Santo António das Areias e Beirã.

Quinzena Gastronómica da Castanha em 15 restaurantes de Marvão

Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 12 e 27 de novembro, em quinze restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha, onde o visitante poderá deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto.

Uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha de Marvão na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho. Esta Quinzena Gastronómica pretende ainda promover o concelho como “destino gastronómico de eleição”.

Com o intuito de preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos do concelho, na festa em que a castanha é rainha, ao longo deste fim-de-semana celebra-se a colheita de um fruto de caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.

A Castanha de Marvão, considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Obtém-se a partir de castanheiros que, dada a sua localização, dão frutos de características e sabores únicos.

 

 

Populares