21.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

1 de Março, Comemora-se o Dia da Proteção Civil e presta-se homenagem aos seus agentes!

Assinala-se hoje, 1 de março, o Dia da Proteção Civil.

A data foi Instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).

A comemoração desta data, em Portugal e no mundo, tem como objetivo sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes e ao mesmo tempo prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

A Proteção Civil assume, nos dias de hoje, um papel cada vez mais importante na segurança das comunidades, especialmente pela proximidade que tem com as populações.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), numa nota hoje divulgada, “compreender a sua importância envolve reconhecer a necessidade de adotar e promover uma cultura de segurança e entender quais os fatores de risco que nos podem afetar.”

A Proteção Civil deve ser encarada “como um sistema que envolve todas as pessoas, é essencial cada um perceber a sua importância para o bem estar coletivo. E para isso temos todos de trabalhar nos processos que visam conscientizar as pessoas sobre comportamentos e atitudes adequadas em situações de riscos coletivos, acidentes graves e catástrofes. Isso inclui educar a população sobre como se proteger e agir de forma segura em caso de emergência” destaca ainda a ANEPC na referida nota.

A missão a cargo da Proteção Civil desenvolve-se pela interação dos vários intervenientes ,  bombeiros, polícias, serviços de emergência médica e outros profissionais para garantir uma resposta eficaz em situações de crise.

Para  assinalar a data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) programou diversas iniciativas que decorrerão um pouco por todo o País, através dos respetivos Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil.

Foto: ANEPC

Populares