13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

10 de junho: Celebra-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Comemora-se hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões, este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.

O dia de hoje evidencia ainda o grande poeta nacional, Luís de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental .

Este dia começou por ser assinalado apenas em Lisboa mas após a revolução do 25 de abril, a data foi designada como dia de Portugal. Até então era designado como Dia da Raça.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e também das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país.

As celebrações de hoje começam em Pedrógão Grande, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de 1300 militares dos 3 ramos das Forças Armadas.

Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, parte para Coimbra para as celebrações dos 500 anos de Camões. Na Universidade de Coimbra, visita a Biblioteca Joanina e preside à Cerimónia Evocativa dos 500 anos de Camões, terminando o dia com um espetáculo musical no Páteo das Escolas. Amanhã, terça-feira, o Presidente da República e o Primeiro-Ministro partem para a Suíça para continuar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2024.

Populares