15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

2 M€ para nova ETAR do Ciborro(Montemor-o-Novo): “Um projeto necessário e há muito desejado na Freguesia” diz Olímpio Galvão

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, na sede da Junta de Freguesia do Ciborro, o contrato da Empreitada de Conceção-Construção da ETAR de Ciborro, entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S. A. e a empresa AMBIÁGUA – Gestão de Equipamentos de Águas, S.A..

Trata-se de um investimento de cerca de dois milhões de euros que permite dar resposta a um dos anseios mais antigos da população desta freguesia.

Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, congratula-se pelo projeto , e diz tratar-se de “é um dia feliz para Montemor, em especial para o Ciborro e sua população, pois este é um projeto de saneamento, já há muito tempo desejado e necessário na aldeia do Ciborro. “O Autarca especifica ainda que “a antiga ETAR já há várias décadas que não funcionava, pois teve um tempo de vida útil muito curto” e que este investimento “vai solucionar para os próximos anos o problema do saneamento no Ciborro”.

Já Nélia Campino, Presidente da Junta de Freguesia destaca que esta “é uma vitória para a freguesia do Ciborro. Conseguimos ver satisfeito um pedido e uma reivindicação que já vem de há muitos anos a esta parte”, que “vai resolver problemas ambientais e alguns até de saúde pública naquela zona”.

A Águas Públicas do Alentejo, S. A, responsável pelo projeto, considerou ser “um grande dia para os Ciborrenses mas também um grande dia para AgdA. Depois de quatro tentativas de adjudicação desta empreitada, obviamente para uma entidade gestora como a AgdA, a possibilidade de dar início a uma empreitada tão relevante como esta, que constava como uma das prioritárias no nosso plano de investimentos, é claramente um dia feliz”.Segundo a CEO da AgdA, Simone Pio, “agora é esperar que todo o processo se desenvolva da melhor forma para ir de encontro às expetativas dos Ciborrenses e também de melhorar a qualidade ambiental deste território”.

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ciborro, com um valor de contrato de aproximadamente 2 milhões de euros, foi dimensionada para 900 habitantes e tem uma capacidade de tratamento de 197 mᶟ/dia de águas residuais, e receberá a totalidade das águas residuais domésticas do Ciborro, através de emissários até à nova instalação, que ficará localizada no limite do perímetro urbano da aldeia.

Prevê-se que, caso os prazos se concretizem, em maio de 2025, os Ciborrenses terão a sua nova ETAR em funcionamento.

Populares