13.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

21 Municípios já na rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo clima e a água

O projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica”, apresentado publicamente no passado dia 1 de outubro, tem como um dos seus objetivos incentivar a criação de redes temáticas e colaborativas, dedicadas à promoção da adaptação às alterações climáticas a nível regional, avança o “Agroportal”.

Neste âmbito, uma das atividades do projeto consiste na criação e dinamização da uma rede ao nível das autarquias, enquanto espaço de partilha, discussão e de ação em relação às problemáticas das alterações climáticas e escassez hídrica: a Rede de Câmaras Municipais do Alentejo Pelo Clima E A Água.

Desde o início da divulgação da Rede, no final de julho de 2021, já aderiram à mesma representantes de 21 municípios do Alentejo, incluindo 20 Câmaras Municipais e 1 entidade gestora da água.

Além de contribuir para aumentar o conhecimento dos técnicos de entidades-chave a nível local, em temáticas ligadas à gestão sustentável da água, esta Rede pretende também promover a partilha de boas práticas e informação sobre ferramentas para mitigar os impactos derivados das alterações climáticas, com ênfase na escassez hídrica.

As entidades aderentes serão convidadas a participar, entre outras atividades, em talks online e atividades de campo para a troca de experiências entre membros, no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos a nível municipal/local, e terão acesso a recursos úteis ao seu trabalho neste domínio, incluindo um Manual de boas práticas de adaptação às alterações climáticas.

Ao aderir à Rede as entidades estão, não só a evidenciar o seu compromisso com os desígnios da adaptação às alterações climáticas e gestão sustentável da água, mas também a reforçar a sua capacidade institucional para dar resposta aos desafios ambientais no Alentejo.

O projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Mértola.

Com uma duração de 24 meses, esta iniciativa é cofinanciada pela União Europeia, através do Alentejo 2020, beneficiando de apoio do Fundo Social Europeu.

Agroportal – a porta para a agricultura e o mundo rural

Populares